Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack aprova regimento interno e discute linhas de ação


14/06/2011 22:08

Compartilhar:

Reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/Crackmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a coordenação do deputado Donisete Braga (PT) foi realizada nesta terça-feira, 14/6, reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Dentre os itens da pauta, a eleição do vice-coordenador ficou postergada, esperando resultado de consulta que será feita aos demais participantes da frente.

Os demais itens foram discutidos e algumas sugestões foram apresentadas e aprovadas pelos deputados Hamilton Pereira (PT), Jooji Hato (PMDB), Orlando Bolçone (PSB) e Afonso Lobato (PV), todos membros da frente. Entre elas, a sugestão de Donisete para que a frente faça uma visita à chamada Cracolândia, na região central de São Paulo, para ver in loco a dimensão do problema na capital, e a análise sobre o diagnóstico que vem sendo realizado sobre a situação do crack nas cidades do Estado. Sobre esse diagnóstico, a psicóloga Egle Bellintani, responsável pela pesquisa, informou que todos os 645 municípios já receberam um questionário com perguntas sobre dependentes químicos, estrutura que o município oferece para tratamento desses dependentes, e faixa etária dos dependentes, entre outras. Sugestões de Jooji Hato (PMDB) é para que sejam feitas visitas às sedes das regiões administrativas a fim de acompanhar os estágios em que se encontram as medidas que venham a ser tomadas; e de Hamilton Pereira (PT) é para que, além do acompanhamento das medidas tomadas, seja feito um levantamento das experiências bem sucedidas e que estas sejam apoiadas.

Entre essas experiências, o deputado Afonso Lobato (PV) citou o Projeto Coalizão, de Pindamonhangaba, como um dos exemplos que podem ser considerados eficientes. "Tratar dependentes de drogas como vimos tratando é enxugar gelo", declarou Lobato, citando os baixos números de sucesso com tratamentos convencionais.

Também participou do evento a vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo, Mônica Andreis, que sugeriu a inclusão do tabaco no questionário (as drogas citadas são álcool, maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas).

A próxima reunião deverá discutir o calendário de atividades da frente e começar a mapear os dados dos questionários. Segundo Donisete, a frente deverá aproveitar o recesso para avançar na organização das atividades.

alesp