Estado fará estudos sobre novo hospital no Grande ABC


18/09/2008 19:37

Compartilhar:

João Avamileno, Padre Vanderlei Ribeiro, Secretário Barradas, Donisete Braga, Vanessa Damo e Leonel Damo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Sec Saude-ZE-__6381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário Barradas e Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Sec Saude-ZE-__6374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Saúde espera concluir em 45 dias estudos sobre a viabilidade de construção de um hospital para atender aos cerca de 700 mil habitantes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no Grande ABC. A garantia foi dada pelo próprio secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, em audiência realizada nesta quinta-feira, 18/9, na sede da Secretaria, com lideranças políticas e comunitárias da região, que lhe entregaram abaixo-assinado com mais de 130 mil adesões pró-hospital.

O estudo será feito em parceria com as secretarias de Saúde e as prefeituras dos três municípios, de acordo com Barradas Barata. Segundo ele, será feito um levantamento para identificar os problemas nos serviços de saúde pública e definir o perfil do hospital, caso fique comprovada a necessidade de ampliar o atendimento médico para esses municípios. O secretário reconheceu que existem problemas na saúde pública na região. "A população está crescendo e envelhecendo, o que aumenta a necessidade de ampliarmos e melhorarmos os serviços de saúde", disse.

Barradas lembrou também que os dois hospitais estaduais da região (Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema) levaram 20 anos para serem construídos e, caso haja a necessidade do novo hospital, que este seja construído rapidamente. Ele pediu esforços dos nove deputados estaduais eleitos na região do Grande ABC no sentido de que apresentem emendas ao Orçamento do Estado para viabilizar a construção do futuro hospital.

"Vou fazer esforços junto à bancada do Grande ABC para atender ao pedido do secretário e viabilizar a construção do hospital. Hoje Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra têm carência de 500 leitos, o que penaliza a população destes municípios", respondeu o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), que desde 2001 luta junto com os movimentos de saúde da região pelo hospital. Ele, inclusive, apresentou emenda no valor R$ 20 milhões à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Orçamento do Estado para esta finalidade.

O prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, João Avamileno, que entregou ao secretário da Saúde abaixo-assinado com mais de 130 mil assinaturas da campanha pró-hospital estadual, disse que o encontro foi positivo. "Foi uma reunião muito positiva. Há uma união de esforços entre o governo do Estado e as prefeituras para viabilizar o hospital", comentou. O secretário-executivo do Consórcio, Márcio Chaves, disse que "a região demonstrou força para conquistar o hospital", além de sentir boa vontade por parte do secretário em atender ao pedido.

O padre Vanderlei Ribeiro, da Pastoral da Saúde de Santo André, que coletou 40% das mais de 130 mil assinaturas do abaixo-assinado, também saiu satisfeito da audiência desta quinta-feira. "A reunião foi muito boa. Vamos acompanhar o estudo que será feito em conjunto pelo governo do Estado e pelas prefeituras", comentou. Também participaram da audiência os prefeitos de Mauá (Leonel Damo), de Ribeirão Pires (Clóvis Volpi), de Rio Grande da Serra (Kiko Adler), a deputada Vanessa Damo (PV) e Fátima Virgínia e Miguel Lajarin, do movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, parceiros do deputado Donisete Braga na campanha pró-hospital.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp