Ministro da Cultura participa do evento "Diáspora africana"


17/11/2008 16:51

Compartilhar:

Olimpio Gomes e o ministro Juca Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/OLIMPIO MIN CULTURA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Olimpio Gomes (PV) recepcionou nesta terça-feira, 11/11, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, no evento Diáspora africana " Pensando as várias formas da cultura negra paulista no Estado de São Paulo, organizado pelo Instituto Brasileiro de Eco-Desenvolvimento (Ibed).

Realizado no auditório Franco Montoro, o encontro inédito contou com a participação de diversos representantes de entidades da cultura negra, como Elisabete Pinto, da Coordenadoria da Saúde da População Negra de São Paulo; Maria Aparecida de Laia, da Coordenadoria Especial do Negro (Cone); Maurício Pestana, representante do Conselho Nacional de Política Cultural; e de Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares.

Mediados por César Augusto, do Ibed, os presentes avaliaram a implementação e o mapeamento de ações culturais para a população negra urbana, quilombola e ribeirinha paulista, além de seu resgate histórico.

O deputado falou da importância da matriz africana e sua contribuição nas artes, na culinária, na religiosidade e em outras áreas. "É preciso que haja democracia em todos os segmentos da cultura. Precisamos de um norte para tais ações", disse o deputado. Para ele, "são necessárias novas políticas públicas para a inclusão social por meio de ações culturais".

O ministro da Cultura falou ser um militante antigo de movimentos pela igualdade racial e contou da reunião regional ocorrida em Cartagena das Índias, na Colômbia, por governos da América Latina e Caribe, a fim de pensar políticas públicas de valorização da cultura negra.

molimpio@al.sp.gov.br

alesp