Canal do estuário pode ter duas pontes


19/06/2009 16:10

Compartilhar:

Paulo Alexandre e Mauro Arce<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PAULOALEXDUASPONTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em vez de uma, duas pontes. O governo do Estado admitiu participar com recursos na construção de uma nova ligação seca que una as duas margens do porto de Santos, entre o Saboó e a Ilha Barnabé. A nova obra, no entanto, em nada altera a proposta da ponte estaiada entre a Ponta da Praia (Santos) e a Avenida Ademar de Barros (Guarujá), que já teve o edital de licitação publicado no último dia 18 para a contratação da empresa que realizará o projeto básico.

Os dois projetos serão discutidos no próximo dia 24/6 pela Frente Parlamentar em Defesa de uma Nova Ligação Seca, presidida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). A audiência será na Secretaria de Estado de Transportes, em São Paulo. No final de julho, a reunião ocorrerá em Santos com professores e especialistas em ligações secas.

De acordo com Paulo Alexandre, a frente parlamentar acertará com a secretaria um calendário de audiências públicas. "Uma proposta não exclui a outra, se complementam. Em 1947, o urbanista Prestes Maia já falava em três ligações. Temos que discutir todas as alternativas", observou o deputado.

A possibilidade de o Estado integrar as análises feitas pela Prefeitura de Santos e pela Codesp para a construção de uma ligação entre o Saboó a Ilha Barnabé foi revelada pelo secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. Ele participou do encontro com representantes das prefeituras e deputados estaduais da região na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp