Parlamentar discute sustentabilidade da citricultura


22/10/2009 13:26

Compartilhar:

Roberto Massafera e Lourival Mônaco (foto: Douglas Braz)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MASSAFERACITRUS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Roberto Massafera (PSDB) reuniu-se na terça-feira, 20/10, com o presidente do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Lourival Mônaco, para discutir soluções de combate às pragas e a sustentabilidade do setor. No Estado de São Paulo, a citricultura gera 400 mil empregos diretos. "É um dos setores em que o país é competitivo no mercado internacional. A Assembleia Legislativa, o governo do Estado, a indústria e os produtores, todos terão de encarar o desafio de manter a citricultura em condições de criar oportunidades para quem quer trabalhar", considerou Massafera.

Lourival Mônaco solicitou apoio do parlamentar no sentido de agilizar e potencializar as ações fitossanitárias, principalmente de combate ao greening, doença causada por uma bactéria que reduz a produtividade dos pomares. A única solução disponível atualmente é a erradicação das plantas infectadas.

Três gerentes do Fundecitrus também participaram da reunião: Juliano Ayres (científico), Cícero Massani (técnico) e Antônio Dias (administrativo). Para os técnicos, o governo do Estado pode contribuir com campanhas de conscientização junto aos produtores pela necessidade de inspeção dos pomares e erradicação das plantas doentes.

O Fundecitrus alerta ainda para a necessidade de se fazer cumprir com maior agilidade a Instrução Normativa (IN) 53, de outubro de 2008, editada pelo Ministério da Agricultura. Ela atribui aos Estados a responsabilidade de fiscalizar e fazer o controle do greening. Segundo o Fundecitrus, só neste ano foram detectadas 2 milhões de árvores doentes, mas apenas 550 mil foram cortadas.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp