Pedro Antonio Bigardi toma posse como deputado estadual


23/03/2009 18:43

Compartilhar:

Deputado Pedro Antonio Bigardi do PCdoB (dir) toma posse <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/Posse - mmy_ (42).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A posse de Bigardi (foto) no cargo deu-se por determinação do ministro do Tribunal Superior Eleitoral Arnaldo Versiani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/Posse - mmy_ (51).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral, tomou posse nesta segunda-feira, 23/3, no Plenário Juscelino Kubitschek, o deputado Pedro Antonio Bigardi (PCdoB).

O presidente Barros Munhoz saudou a presença de Orlando Silva, Ministro do Esporte; Nádia Campeão, presidente do PCdoB; Walter Sorrentino, secretário Nacional de Organização do PCdoB; do vereador Jamil Murad; do ex-deputado Nivaldo Santana; e de Alberto Rollo, advogado especialista em direito eleitoral.

Em seguida, Pedro Bigardi entregou à Assembleia o diploma da Justiça Eleitoral, a declaração de bens, e leu o compromisso regimental. Barros Munhoz declarou empossado o deputado.

"Esse momento é de grande importância para meu partido, minha cidade, Jundiaí, e região, meus amigos e familiares", declarou Bigardi. Para ele, a posse é uma agradável coincidência, pois o partido comemora 87 anos de existência no dia 25 de março. "Foram 87 anos de lutas contra a repressão e a favor da liberdade e da democracia", revelou.

"Jundiaí tem um povo digno, de caráter. Faltava na Assembleia uma representação política para nossa região", disse Bigardi. O parlamentar, que foi bastante aplaudido, agradeceu a presença de todos, em especial de sua filha Patrícia e sua esposa Margarete.

O engenheiro Pedro Bigardi nasceu em Jundiaí, trabalhou por 22 anos na prefeitura como engenheiro civil, nas áreas de planejamento, meio ambiente e habitação popular. Foi secretário de obras de Campinas e coordenou o Plano Diretor Municipal em Hortolândia e Várzea Paulista.



TSE



A posse de Bigardi no cargo deu-se por determinação do ministro do Tribunal Superior Eleitoral Arnaldo Versiani.

No começo do ano, a Assembleia de São Paulo empossou vários suplentes nas vagas de deputados que foram eleitos prefeitos nas eleições de outubro de 2008. No caso de Bigardi, entretanto, a Assembleia entendeu que ele não poderia ser empossado porque trocou o PT pelo PCdoB em 2007 sem apresentar justa causa para a infidelidade partidária. Por conta disso, a vaga de Bigardi ficou com Carlos Neder (PT).

A decisão do ministro Versiani, apesar de seu caráter liminar, ressalta que a perda de mandato eletivo por infidelidade partidária não é automática e deve ser precedida de ampla defesa exercida no âmbito da Justiça Eleitoral.

alesp