Audiência pública sobre o Aglomerado Urbano de Jundiaí


27/06/2011 17:25

Compartilhar:

Vanessa Damo, Beto Trícoli e Pedro Bigardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/BETOTRICOLIaglomeraJUNDIAI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais um importante passo foi dado para o planejamento integrado e decisões compartilhadas entre os sete municípios do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), em audiência pública realizada em 21/6.

O projeto AUJ, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, será um importante e moderno instrumento para a organização regional e prevê verbas governamentais para projetos conjuntos. "É um modelo de gestão e planejamento que resulta em propostas comuns para solucionar os problemas como uso do solo, transporte e sistema viário, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social", afirmou o deputado Beto Trícoli (PV), membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais e coordenador da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e Cooperação Regional. Ele reforça ainda que esse novo mecanismo não substitui o Poder Executivo estadual, mas cria uma instância regional que discute os problemas locais.

Os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista farão parte do Aglomerado Urbano, que é o primeiro do Estado e o segundo do país.

No projeto também está previsto o Conselho de Desenvolvimento da região, que terá caráter normativo e deliberativo e será composto pelo prefeito de cada município integrante do aglomerado e por representantes do governo do Estado. (da)



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp