Dersa admite carta de crédito em desapropriações


28/04/2009 16:53

Compartilhar:

Rui Falcão e Donisete Braga (3º e 4º à esq.) durante reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/DONISETEDERSA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durou quase três horas a reunião realizado no dia 27/4, entre deputados estaduais, o presidente do Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), técnicos da empresa e representantes de Associações de Moradores da Zona Leste da Capital e de Mauá (ABC paulista) que terão casas desapropriadas para as obras de prolongamento da avenida Jacu-Pêssego.

Além das questões habitacionais, quando a empresa admitiu carta de crédito às famílias, a reunião discutiu também problemas relacionados à compensação ambiental e de uma escola que, conforme o projeto, poderá ficar isolada depois da obra, prejudicando mais de dois mil alunos.

Os deputados Donisete Braga, Adriano Diogo, Simão Pedro e Rui Falcão, todos do PT, defenderam que o Dersa ofereça carta de crédito às famílias para que elas mesmas decidam que tipo de imóvel comprar, casa ou apartamento, bem como o local. O presidente do Dersa, Delson José Amador, disse que a empresa solicitou estudos jurídicos sobre esta possibilidade junto ao Banco Central.

Os representantes dos moradores e deputados explicaram ao presidente da empresa que a forma como os técnicos do Dersa vem conduzindo as negociações, especialmente nos casos de reassentamento, quando o morador não tem escritura pública do imóvel, é prejudicial às famílias e está promovendo muitas inquietações e angústias. "O fato é que as pessoas compraram os terrenos, construíram suas casas e estão ali há mais de 20, 30 anos. Tem que ter tratamento digno e receber uma indenização justa", enfatizou Amiltom Clemente, da Associação dos Moradores em Defesa do Traçado da Jacu Pêssego. O deputado Donisete Braga se disse favorável à obra, mas pediu que o Estado respeite o direito dos moradores.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp