Reunião da Frente de Apoio à Micro e Pequena Empresa


21/08/2009 18:05

Compartilhar:

Deputados Vicente Cândido, Waldir Agnello e Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SAPIENZAEMPRESA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vitor Sapienza (PPS) participou da reunião da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa, que discutiu inicialmente a reivindicação do setor de produção e comercialização de cigarros. O encontro foi na quinta-feira, dia 20/8, na sede do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindpan). Pela Assembleia Legislativa, também participaram da reunião, os deputados Vicente Cândido e Waldir Agnello e o assessor do deputado Pedro Bigardi, João Bosco da Silva.

O encontro contou também com a participação de representantes da Fecomércio, Romeu Bueno de Camargo e Fábio Pina, da Fiesp, Maria Luciana Alves, do Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo), o presidente José Henrique Barreto, e o presidente do Sindpan, Antero José Pereira.

O Sindifumo quer a redução de impostos ou a redução dos encargos na comercialização de cigarros. Seus representantes alegam que o Estado, nos últimos dez anos, perdeu cerca de R$ 9 bilhões em arrecadação, no setor de tabaco, por conta da guerra fiscal. O deputado Vitor Sapienza ressaltou que esse tema não cabia na discussão, pois não levaria a resultado positivo. Sapienza lembrou que nos últimos dez anos, São Paulo já perdeu cerca de R$ 60 bilhões em arrecadação, em razão dessa disputa entre os Estados.

Ao final, já que é impraticável modificar as alíquotas dos impostos, ficou acertado que seriam feitas simulações sobre a margem de lucro na venda de cigarros, especialmente em relação ao varejo, para daí ser extraída uma proposta que poderá beneficiar o setor.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp