Assembléia Popular


30/03/2005 17:36

Compartilhar:

João Bosco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JoaoBosco96.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Do papel para a prática

"Os idosos precisam do amparo da sociedade e do poder público", disse a presidente do Conselho Municipal do Idoso da cidade de São Paulo, Terezinha Abreu de Souza. Ela disse que os idosos vivem uma situação muito difícil, o que é comprovado pelo grande número de denúncias e reclamações que a entidade recebe, afirmou. Ela apontou a dificuldade de fazer cumprir a legislação e fez um pedido: "Vamos tirar o Estatuto do Idoso do papel e a partir dele fazer leis que protejam os idosos de todas as épocas".

"Falta tudo"

O líder comunitário do Jardim Novo Jaú Geraldo Amaro de Araújo falou sobre os problemas das cerca de 4 mil famílias que vivem no local. "Ali falta tudo, desde iluminação e saneamento até segurança pública", afirmou. Ele disse que o CEU Interlagos, situado nas proximidades, não comporta a demanda de serviços da população. "Além disso, como falta iluminação, o caminho do CEU é feito no escuro", reclamou.

Sem vaga

O estudante Arthur Zuliani Lima protestou contra a Faculdade de Medicina de Marília, pelo cancelamento de matrículas por sistema de cotas. "São 28 alunos em situação revoltante e constrangedora, que tiveram suas matrículas definitivas canceladas sem aviso por parte da instituição", disse. Zuliani afirmou que entidade não avisou que estava recorrendo da liminar que garantia a reserva de vagas para alunos vindos de escola pública. Ele pediu "apoio político para a inclusão social".

Sem shopping

O shopping popular prometido ainda não veio, mas a área de estacionamento do local já está sendo explorada por empresa particular. A denúncia foi feita por José Souza Nogueira, do Conselho de Associações da Zona Leste. Ele afirmou que no final de 2002 o governo do Estado havia liberado terreno para uma empresa privada construir um shopping próximo da estação Corinthians do metrô, com 151 lojas. O empreendimento geraraia 4 mil empregos.

A favor das cotas

O sistema de cotas também foi abordado pelo estudante Wellington Sperandio, que na semana passado havia criticado a Famema. Além de definir os acontecimentos com a instituição como "uma injustiça", ele considerou que "São Paulo está atrasado, em relação a e Estados como Rio de Janeiro e Bahia, na implantação de um sistema de cotas para alunos de escolas públicas". Ele citou pesquisa da Unicamp, segundo a qual a reserva de vagas não leva à queda da qualidade nos cursos.

Campanha salarial

No que depender da atual Mesa Diretora, a campanha salarial dos servidores da Assembléia Legislativa estará concluída até a primeira quinzena de abril. A afirmação foi feito pelo 1º secretário Fausto Figueira, segundo o tesoureiro do Sindalesp, João Bosco da Silva. Ele ocupou a tribuna para fazer um balanço do movimento e se mostrou otimista quanto aos resultados. "Temos encontrado boa receptividade da atual Mesa Diretora", afirmou.

Contra a privatização

O projeto que autoriza a venda de ações da CTEEP foi criticado pelo diretor executivo do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Washington dos Santos, o Maradona. "Nós estivemos em audiência com o presidente da Assembléia e apresentamos uma alternativa para tirar a Cesp do prejuízo sem que a CTEEP vá para o ralo", afirmou. Ele disse que a privatização do setor de transmissão não será benéfica para o Estado e que o atual binômio tarifa alta/atendimento precário é resultado da saída do governo do setor energético.

Contra a privatização 2

Wilson Marques de Almeida, do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, também manifestou sua posição contrária ao projeto de inclusão da CTEEP no programa de desestatização paulista. Em sua avaliação, se a Cesp continuar se endividando, ficará numa situação "tão caótica que nem a privatização da CTEEP adiantará". Ele reivindicou que se realizem mais debates sobre o tema e que os deputados votem contra o projeto do Poder Executivo.

alesp