Seminário debate desenvolvimento sustentável de Parelheiros e Marsilac


20/03/2007 20:26

Compartilhar:

Maquete mostra córregos e fontes da região de Marsilac e Parelheiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MaquetePVRob52.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Liderança do PV e a subprefeitura de Parelheiros promoveram nesta terça-feira, 20/3, na Assembléia Legislativa, o seminário Mananciais de Parelheiros " Fábrica de Águas da Cidade. Os participantes discutiram a preservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável da região.

O debate foi organizado com o propósito de marcar a passagem do Dia Internacional dos Recursos Hídricos, celebrado em 22/3. Para orientar os participantes do encontro, foi exposta uma maquete, recuperada pela subprefeitura, com fontes e córregos dos bairros de Parelheiros e Marsilac, na capital paulista, que alimentam os sistemas das represas Guarapiranga e Billings, responsáveis por parte do abastecimento da cidade.

Segundo documento produzido pela subprefeitura, os dois distritos formam a maior área territorial da capital, com 353 quilômetros quadrados de extensão, habitados por 180 mil pessoas. No entendimento dos administradores, devido às suas características excepcionais, a região apresenta potencial de desenvolvimento como pólo turístico, já que abriga recursos naturais diversos, com matas e aqüíferos, área rural e duas aldeias indígenas guaranis, a Pyau e a Tenonde Porã.

A ocupação irregular é um dos maiores problemas da região, com moradias em área de mananciais ameaçando o abastecimento de água. A prefeitura paulistana e o governo estadual firmaram convênio para promover a fiscalização integrada das ocupações e propor medidas para solucionar as questões da habitação e da remoção de favelas e a criação de parques para a preservação dos recursos naturais.

alesp