Museu de Arte - Jiselda Oliveira


04/05/2011 14:23

Compartilhar:

Uma varanda em Sífinis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/MUSEUDEARTEUMAVARANDAEMSIFINIS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jiselda Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/MUESEUDEARTEARTISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realismo, emoção e luminosidade constituem o encantamento de Jiselda Oliveira pela Grécia



A pintura de Jiselda Oliveira nasce da confluência de motivos e de elementos de diversas extrações e naturezas, como se todos convergissem livremente numa espécie de cadinho onde dificilmente consegue dividi-los. Seus traços nítidos e equilibrados destacam a sensibilidade e a criatividade dessa artista que ama o desenho como estrutura principal.

Enamorada pela Grécia, a pintora transmite ao observador, através de seu cromatismo, a mesma emoção que sentiu no momento de sua descoberta. Ela decanta suas criações com alegria e luminosidade, a paisagem e o cromatismo, de modo especial, se harmonizam numa poética visão de amplo respiro.

Ela nos apresenta uma Grécia nostálgica, quase abandonada a uma letargia repleta de nobreza, evidentemente fechada num passado memorável. Trata-se de uma interpretação cândida e genuína da realidade que lhe permite alcançar tons repletos de vitalidade.

A obra "Uma varanda em Sífinis", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, assume um valor lírico e se aprecia pela expressiva autonomia e pela sua simplicidade. Longe de reproduções estereotipadas, suas paisagens criam uma atmosfera ensolarada e interpretações poéticas da realidade.



A Artista



Jiselda Oliveira, pseudônimo artístico de Jiselda Aparecida de Oliveira, nasceu em São Paulo, no ano de 19. Iniciou sua carreira artística em 1995, realizando trabalhos em artesanato. Estudou pintura com os professores Valeria Comotti, Jandilisa Grassano Lopes e Clovis Nascimento.

Realizou sua primeira mostra no Espaço Cultural Jose Lewgoy na capital paulista e participou ainda das seguintes exposições: "Tintas, pinceis, cores e poesias", em homenagem aos 450 Anos de São Paulo; Espaço Cultural "Sapori di Rose", SP e Salão Internacional de D. A. D., no pavilhão Expo Center Norte e no Instituto de Cultura, Ciências, Letras e Artes de São Paulo.

Pertence a Associação Paulista de Belas Artes e Associação Internacional de Artistas Plásticos da Unesco (AIAP) e a Sindicato dos Artistas Plásticos (Sinapesp). Recebeu diversos prêmios, entre eles: o VIPS Mercosul 2005, o prêmio Dia Internacional da Mulher e medalha de ouro da Academia Latino Americana de História e Arte.



Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp