Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Rosina D"Angina

Rosina D"Angina revela através da escultura serenidade clássica com moderna expressão
16/07/2010 19:07

Compartilhar:

Rosina D"Angina e sua obra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/RosinaDAngina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Através de um profundo estudo, de aguda e conscienciosa análise, Rosina D"Angina consegue alcançar aquela síntese construtiva na qual todo o seu temperamento artístico se revela, imprimindo às suas esculturas "finesse" e delicadeza, verdadeiramente pictóricas.

Beleza de ritmos, seriedade de intenções, profundidade de estudo, poder de síntese e serenidade clássica constituem suas características.

Rosina D"Angina é uma artista que possui um metier firme e modela com profundo sentido do clássico, embora traduzido numa moderna expressividade. Dotada de evidente nobreza das formas e despojada de qualquer academismo, ela sabe imprimir uma vigorosa e profunda sensibilidade.

Suas figuras podem parecer, num primeiro momento, que se encontram em repouso. Na realidade não estão, porque, analisando e observando atentamente, se descobre em cada uma delas aquela expressão de vida e de movimento que se manifesta em atitudes de ansiedade, encantamento, atenção e recolhimento.

Trata-se de uma artista que pensa, foge do modismo gratuito e das improvisações e se refaz gradativamente por meio de um trabalho do qual conhece os segredos e que procura renová-los mediante o aporte de sua personalidade.

A escultura "Mestiça", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, comprova que a linguagem de Rosina D"Angina é intensa e eficaz, sempre vibrante de intenções líricas.



A artista



Rosina D"Angina, pseudônimo artístico de Rosina Ilda Maria D"Angina, nasceu em São Paulo, em 1932. Estudou desenhos e técnicas de pintura com artistas plásticos de diversas escolas, passando por todas elas até romper com o vínculo entre a linguagem pictórica e a realidade objetiva.

Dedica-se ao desenho, pintura, escultura, artesanato e fotografia. Concluiu o curso de escultura em cerâmica no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, freqüentou o atelier Caulim, o curso de escultura e modelagem da UATU na Universidade Mackenzie e o de escultura com modelo ao vivo no atelier Kislansky.

Participou de diversas exposições de pintura e escultura desde o início da década de 90. As principais dos últimos 4 anos são as seguintes: "A imigração em São Paulo", Memorial do Imigrante, SP; "Expressões em Movimento", Biblioteca Mário de Andrade; "Universo Infinito", Parque Avenida Galeria de Arte, SP (2001); "80 Milhões de Mulheres", Complexo Cultural Júlio Prestes, SP; "Os pássaros", Parque Avenida Galeria de Arte, SP, "Cores Femininas", Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, SP; "Energia Vital", Livraria Cultura, SP; "Banco de Talentos", Cultura Inglesa, SP (2002); "Mandalas", Oficina Cultural Oswald de Andrade, SP; "Acontece na Granja Viana", Felix Boulevard, "Coração e Arte", Espaço Cultural Incor, SP; "La Magnífica", Espaço Cultural Infraero em parceria com Galeria Spazio Surreale, SP (2003 e 2004 ); "Vida", Parque Avenida Galeria de Arte, SP e Espaço Cultural Serasa, SP; "Museu do Imaginário", 54º Salão Paulista de Belas Artes, SP (2003); "Volta a São Paulo em mais de 80 malas", Memorial do Imigrante e Unisa, SP; 17º e 18º Mostra de Arte da Granja Viana, SP (2003 e 2004); 4º Salão Universo Feminino, Prodam, SP; "Cores Femininas", Teatro Municipal de Mauá, SP; "Uma viagem de 450", Sesc-Pompéia, SP; 4º Salão São Paulo 450 anos, Centro Cultural da Marinha, SP; 5º Biennale Internazionale D"Arte, Roma, Itália; "Retalho de Solidariedade", Faculdade Paulista de Belas Artes, SP; "Viagem Espacial", Galeria Spazio Surreale, SP; 15º Mostra Mercato d"Arte Contemporânea, Padova, Itália; "Otre Frontiera", Latina, Itália (2004).

Possui obras em inúmeras coleções particulares e oficiais na Itália, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp