Grupo de Doulas de Americana será homenageado no domingo


16/12/2011 18:44

Compartilhar:


O Grupo de Doulas que atua no Hospital Municipal de Americana será homenageado durante comemoração pelo primeiro Dia Estadual da Doula. A iniciativa é do Espaço Dar à Luz, de Campinas, em parceria com a Associação Nacional de Doulas (Ando)"Campinas e o Grupo de Parto Alternativo.

A homenagem coincide com a data comemorativa, e será realizada durante um piquenique musical, com a presença de mães, pais, bebês e doulas, das 10h às 17h, no Espaço Dar à Luz, localizado na rua Antônio Rogê Ferreira, 33, Jardim das Palmeiras, em Campinas. A confraternização contará com vivência musical, depoimentos de casais que tiveram seus filhos por meio de parto natural, com o acompanhamento de uma doula, além de sessão especial de massagens nos bebês (Shantala) e consultoria sobre amamentação e utilização do sling. A deputada estadual Ana Perugini, autora da Lei 14.586/2011, que criou a data no calendário oficial do Estado, também confirmou presença.

Validado hoje pelas evidências científicas, a doula e o acompanhante familiar resgatam o acolhimento, o apoio físico e afetivo que as mulheres se dão, desde tempos milenares, na hora do nascimento de seus filhos. Tem-se demonstrado que o parto evolui com maior tranquilidade e rapidez, com redução da dor e de complicações ou necessidade de intervenções médicas. Ajuda na prevenção à depressão pós-parto, propiciando uma experiência bem mais gratificante, o fortalecimento da futura mãe, do vínculo mãe-bebê/pai-bebê, e do aleitamento materno.



anaperugini@al.sp.gov.br

alesp