Painel "São Paulo" atrai visita de turistas


16/08/2005 12:06

Compartilhar:

Membros da Mesa, acompanhados da primeira-dama da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Membros da Mesa e primeira-dama.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O painel do professor Rodrigues Coelho, dedicado a São Paulo e inaugurado na última semana, tem atraído a atenção de turistas que visitam o Palácio 9 de Julho e buscam conhecer as 820 obras incluídas no recém-criado Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. As visitas podem ser realizadas diariamente, de 2ª a 6ª-feira, das 10 às 17 horas.

A cerimônia inaugural da obra foi presidida pelo deputado Rodrigo Garcia, presidente do Legislativo Paulista, e contou com a presença dos membros da Mesa Diretora, deputados Fausto Figueira e Geraldo Vinholi, respectivamente 1° e 2° secretário, inúmeros parlamentares, representantes do Corpo Consular e autoridades civis, militares e artísticas.

Na ocasião, falou inicialmente o pintor Rodrigues Coelho, que descreveu a trajetória da criação da obra e o interesse de homenagear a Assembléia Legislativa no ano em que comemora os 170 anos de sua fundação. A seguir, o critico de arte Emanuel von Lauenstein Massarani, Superintendente do Patrimônio Cultural, analisou pormenorizadamente o painel doado, seja do ponto de vista histórico quanto artístico.

Antes de seu discurso, o presidente Rodrigo Garcia homenageou o autor da obra outorgando-lhe a Ordem da Constituição, instituída pela Assembléia, enquanto que a primeira-dama, Luciana Garcia, entregava um ramalhete de flores à senhora Lineusa Rodrigues Coelho.

O chefe do Legislativo ressaltou a importância da doação, sobretudo porque, instalada no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, torna-se o portal de entrada do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que acabava de ser criado pela atual Mesa Diretora.

O evento foi abrilhantado com a participação da Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, sob a regência do maestro Ricardo Rossetto Mielli, que executou além do Hino Nacional, obras de Richard Strauss, Carlos Gomes, Yves Rudner Schimidt e Ippolitov Ivanov.

alesp