Ibitinga - capital nacional do bordado


23/07/2008 18:28

Compartilhar:

rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Ibitinga Rio tiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ibitinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/ibitingaaero.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estação ferroviária de Ibitinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/ibitinga estcao ferroviaria.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mapa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Ibitinga mapa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pavilhão do bordado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/IBITINGA Pavilhao do bordado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coreto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/ibitinga coreto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 4 de julho de 1866 foi fundada a cidade de Ibitinga que possui uma área de 688,676 quilômetros quadrados. Está localizada no centro geográfico do Estado, no Vale do Médio Tietê. A origem do nome Ibitinga é tupi-guarani: "ibi" - terra e "tinga" - branca.

Os recursos naturais são abundantes e Ibitinga é banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João, Ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também em seu sistema fluvial. O rio Tietê conserva suas águas despoluídas e abriga a Usina Hidrelétrica de Ibitinga que, através do canal da eclusa, integra a importante Hidrovia Tietê-Paraná. O Gasoduto Brasil-Bolívia também passa pelo município. O Jacaré-Pepira detém o título do rio mais limpo e preservado do nosso Estado. Nele está localizado o Pantaninho " a única reserva pantanosa com similaridade ímpar, tanto na fauna quanto na flora ao Pantanal Mato-grossense.



História

Foi no final de 1842 que as famílias mineiras Landim e de Pedro Alves de Oliveira (Velho Amaro) chegaram à região de "Campos de Araraquara", de onde "os Amaro" partiram para o norte e fundaram o município de Boa Vista das Pedras, mais tarde conhecida como Itápolis.

"Os Landim" rumaram para o sul e se estabeleceram na cachoeira de Wamicanga, povoado que foi quase dizimado pela febre palustre e por ataques indígenas. Partiram, então, em direção ao nordeste até chegarem à confluência dos córregos Saltinho e São Joaquim, terra que foi dividida entre o clã, para que fosse mais bem cultivada.

A Miguel Landim coube a região entre os córregos São Joaquim e Água Quente, onde foi formado o povoado da Capela da Água Quente, sendo 1860 o ano provável da fundação.

Em 3 de outubro de 1870, Miguel Landim e sua esposa Ana Custódio de Jesus doaram à Mitra Diocesana o patrimônio onde se formou a Vila de Ibitinga.

Em 1885, pela Lei Provincial 105, Ibitinga foi elevada à categoria de Distrito de Paz e, em 4 de julho de 1890, por força da Lei 66, assinada pelo então governador Prudente de Moraes Barros, teve a sua emancipação político-administrativa.

Em 1987, o município tornou-se Área de Proteção Ambiental e, em 1992, de acordo com a Lei 8.199, o município recebeu a classificação de estância turística.



Economia

A cidade é considerada a capital nacional do bordado, produto base da economia municipal. Sua indústria é quase que totalmente voltada à indústria têxtil. O turismo comercial é outra das principais fontes de renda, juntamente com as exportações de bordados e a agropecuária, onde se destacam as culturas de laranja e da cana-de-açúcar.



Pontos turísticos

Ibitinga localiza-se a 360 quilômetros da capital de São Paulo e faz limite com os seguintes municípios: Itápolis, Tabatinga, Nova Europa, Boa Esperança do Sul, Bariri, Itaju, Iacanga e Borborema.

Tem como pontos turísticos a Matriz do Senhor Bom Jesus, o Museu Duílio Galli, a represa da Usina de Ibitinga, os rios Jacaré Pepira e Jacaré Guaçú e o Ribeirão dos Porcos.

No Museu Duilio Galli, há cerca de 130 obras: pinturas a óleo, gravuras, desenhos, serigrafias, esculturas acadêmicas, impressionistas, primitivas etc. Obras de artistas de renome integram o acervo: Tarsila do Amaral, Alfredo Volpe, Vinícius Pradella e Aldemir Martins, entre outros.

Os rios são propícios a esportes náuticos como botes, lanchas e esqui, e à pesca de peixes pequenos.

As praças de Ibitinga também fazem parte das atrações turísticas da cidade uma vez que são patrimônios históricos. A Rui Barbosa está localizada no centro da cidade em frente à Igreja Matriz, com construções tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.



Como chegar

Distante a 360 km da Capital, Ibitinga pode ser acessada pela Rodovia Washington Luiz.

alesp