Patrimônio Histórico: responsabilidade de todos aborda a importância da preservação de bens culturais

I Encontro Estadual de Agentes Públicos de São Paulo
12/03/2009 22:03

Compartilhar:

Emanuel von Lauenstein Massarani e Roberto Eduardo Lamari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/massaranIelamari02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na palestra realizada nesta quinta-feira, 12/3, dentro da programação do 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos, o superintendente do Patrimônio Cultural da Assembleia Legislativa e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, falou sobre a importância da Secretaria de Recuperação de Bens Culturais para a preservação da memória do Estado de São Paulo.

De acordo com Massarani, precisamos "afastar a ideia feudalista e preconceituosa" de que devemos erguer novas construções, ao invés de revitalizar as que já existem. "Por que não adequar e reestruturar antigos galpões, fábricas e estações ferroviárias abandonadas, dando-lhes novas funções?", questionou.

O superintendente lamentou a constante depredação que atinge os monumentos arquitetônicos espalhados pelo Estado, e vê como solução a conscientização dos jovens. "Não podemos esquecer das nossas crianças. As escolas devem canalizar a criatividade de nossos jovens para algo positivo e não destruidor, como pichações e atos de vandalismo que vitimam importantes bens culturais de nosso Estado", lembrou Massarani, que atribuiu às prefeituras e câmaras municipais a responsabilidade pela criação de leis que protejam esse patrimônio.

alesp