Lançamento de livro reúne artistas italianos e brasileiros


19/08/2005 17:00

Compartilhar:

Massarani, autor da obra, autografou livros e recepcionou os convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/massa7508cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emanuel von Lauenstein Massarani, Lívia Bucci e Rogério Bucci Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/massa6639dav.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigues Coelho, cônsul geral Gianlucca Bertinotto, Maurílio Maldonado, Moacir Seródio e Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MASSA ESTA DAV.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob o título Itália " Brasil, Arte 2005, foi lançado nesta quinta-feira, 18/8, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, livro de arte dedicado a artistas italianos e brasileiros. Com textos do crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, projeto gráfico de Rogério Bucci Navarro e capa de Litho, a obra foi editada pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo.

A cerimônia foi presidida por Moacir Seródio, representante do presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia. Compareceram o cônsul geral da Itália de São Paulo, Ministro Gianlucca Bertinotto, e os vice-cônsules Lucia Pattarino e Alessandra Rossi, o cônsul geral da Eslováquia, Peter Pauliceck, o cônsul geral da Lituânia, João Grimberg, José Titonele, diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico, e centenas de artistas plásticos, galeristas e críticos de arte.

Livia Bucci, representante no Brasil das Bienais Internacionais de Florença e de Roma, falou sobre o intercâmbio cultural que há mais de dez anos vem realizando para promover artistas dos dois países. O crítico de arte Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, ressaltou: "A descoberta de novos talentos e sua apresentação paralelamente ao de artistas já consagrados são uma contribuição importante para a divulgação da arte brasileira na Itália e vice-versa".

O cônsul geral da Itália, após ser homenageado com uma medalha especial, manifestou seu contentamento pela iniciativa das duas instituições. O representante do deputado Rodrigo Garcia salientou: "A Casa das Leis é a Casa do Povo, e deseja ser também Casa da Cultura." Massarani, autor da obra, autografou livros e recepcionou os convidados.

alesp