Edson Giriboni
O deputado Edson Giriboni (PV) nasceu em Itapetininga, em 6 de abril de 1953, filho de Orlando Giriboni e Benedita de Oliveira Giriboni. São seus irmãos Ércio, Edno, Élvio, Érico, Elston, Élede e Everson. A família sempre teve uma forte tradição de amor ao trabalho. Seu avô, Lourenço Giriboni, cresceu trabalhando arduamente em cafezais. Após anos de intenso trabalho, fundou a empresa alimentícia "Irmãos Giriboni", que começou com apenas uma máquina. A empresa expandiu-se e a geração seguinte deu sequência ao empreendimento.
Edson Giriboni formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica e em Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, com cursos de especialização na Universidade de Campinas e na Federal de Minas Gerais. Casou-se com Sandra Brasil Giriboni, com quem tem três filhos: Edson Jr., Rodrigo e Camila.
Em 1977, Edson Giriboni foi admitido na Fepasa, como engenheiro de implantação de obras, e foi galgando cargos sucessivamente até chegar a superintendente geral entre 1993 e 1999. Na vida pública, Giriboni foi eleito vice-prefeito de Itapetininga para o período 1989/1992, quando também ocupou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e reeleito para o período 2001/2004, quando ocupou a Secretaria de Indústria e Desenvolvimento.
Nas eleições de 2006, Edson de Oliveira Giriboni foi eleito deputado pelo Partido Verde, com 47.968 votos. A primeira grande iniciativa foi a realização de um diagnóstico em 45 municípios da Região Sudeste do Estado culminando com um perfil sócio-econômico das regiões administrativas do Estado, entregue ao governador José Serra e que serve de base para as ações que já estão sendo desenvolvidas.
Em 2010, Giriboni foi reeleito com mais de 93 mil votos, praticamente o dobro da primeira votação, com 95% dos sufrágios vindos da região sudoeste do Estado. O deputado pretende agora dar sequência ao trabalho de fortalecimento dessa região, estando empenhado na duplicação da Rodovia Raposo Tavares entre Itapetininga e Sorocaba e na conquista de um campus da Unesp para a região.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo estadual anuncia Escolas Cívico-Militares em cidades indicadas por deputado
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações