Edson Giriboni

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:30

Compartilhar:


O deputado Edson Giriboni (PV) nasceu em Itapetininga, em 6 de abril de 1953, filho de Orlando Giriboni e Benedita de Oliveira Giriboni. São seus irmãos Ércio, Edno, Élvio, Érico, Elston, Élede e Everson. A família sempre teve uma forte tradição de amor ao trabalho. Seu avô, Lourenço Giriboni, cresceu trabalhando arduamente em cafezais. Após anos de intenso trabalho, fundou a empresa alimentícia "Irmãos Giriboni", que começou com apenas uma máquina. A empresa expandiu-se e a geração seguinte deu sequência ao empreendimento.

Edson Giriboni formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica e em Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, com cursos de especialização na Universidade de Campinas e na Federal de Minas Gerais. Casou-se com Sandra Brasil Giriboni, com quem tem três filhos: Edson Jr., Rodrigo e Camila.

Em 1977, Edson Giriboni foi admitido na Fepasa, como engenheiro de implantação de obras, e foi galgando cargos sucessivamente até chegar a superintendente geral entre 1993 e 1999. Na vida pública, Giriboni foi eleito vice-prefeito de Itapetininga para o período 1989/1992, quando também ocupou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e reeleito para o período 2001/2004, quando ocupou a Secretaria de Indústria e Desenvolvimento.

Nas eleições de 2006, Edson de Oliveira Giriboni foi eleito deputado pelo Partido Verde, com 47.968 votos. A primeira grande iniciativa foi a realização de um diagnóstico em 45 municípios da Região Sudeste do Estado culminando com um perfil sócio-econômico das regiões administrativas do Estado, entregue ao governador José Serra e que serve de base para as ações que já estão sendo desenvolvidas.

Em 2010, Giriboni foi reeleito com mais de 93 mil votos, praticamente o dobro da primeira votação, com 95% dos sufrágios vindos da região sudoeste do Estado. O deputado pretende agora dar sequência ao trabalho de fortalecimento dessa região, estando empenhado na duplicação da Rodovia Raposo Tavares entre Itapetininga e Sorocaba e na conquista de um campus da Unesp para a região.

alesp