Denise Prado cria soluções de caráter ilusionista através de uma geometria ondulada


28/11/2007 10:08

Compartilhar:

Denise Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/denisefoto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O automatismo psicológico não deve ser para Denise Prado - casualidade ou mera revelação do inconsciente, quanto possibilidade de um procedimento que não implica resultados "a priori", mas nasce do trabalho direto sobre a obra, por sua vez constituída num "objeto de pesquisa" que adquire valores sempre mais precisos na sua extensão de tempo e de constituição.

Resumindo uma série de procedimentos, de gestos e de fatos, Denise Prado prossegue um discurso aberto no qual cada aquarela constitui um fenômeno da série. A estrutura de sua obra não é legível através de um processo fundamentalmente mental que parte de uma percepção torcida e que, através de provocações sucessivas, consegue suscitar reações ativas, capazes de trazer à tona também, as memórias do inconsciente.

Em definitiva, sua obra testemunha uma continuidade não passiva, mas continuadamente movimentada, feita para a construção de estrutura de qualificada comunicação.

Vale salientar que a geometria ondulada presente em seus quadros não se coloca como esquema rígido e absoluto, mas se apresenta complexa e ambígua. Em conseqüência é continuadamente deformada e somente na aparência é reconduzível a uma figura sólida porque é transformada no próprio momento de sua projeção no espaço.

Na obra Meditação II, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Denise Prado enfrenta com um cromatismo suave e progressivo também o tema espacial, e dá uma solução em sentido ilusionista que geralmente se mantém no campo da bidimensionalidade tão próxima a todos os artistas "geométricos".



A artista

Denise Prado, pseudônimo artístico de Denise P. do Prado Cocozza, nasceu em São Paulo, em 1951. Formou-se em medicina pela USP e pós-graduação em artes plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (2000 a 2002). Realizou cursos de aquarela no MUBE, com os artistas plásticos Tuneu, (1998), Paivi Tiura (1998 a 2000) e Rubens Matuck (2001 a 2002). É integrante do Núcleo de Aquarelista da Faculdade Santa Marcelina desde o ano de 2002. Ministra diariamente aulas de aquarela em atelier.

Participou das seguintes exposições coletivas: Futuros Artistas Famosos, Espaço Cultural-SP (1999); I e II Concurso de Artes Plásticas, Club Athlético Paulistano (1999/2000); Exposição Virtual de Artes Plásticas Artbiz (2000); Exposição dos Trabalhos de Finalização do Curso de Pós Graduação em Artes Plásticas, Pintura, Aquarela, Espaço Eugenie Villien (2001); 16º Mostra de Arte da Casa de Apoio da Pastoral da Saúde da Granja Viana, (2002); Primeira Mão XXIX Salão de Arte Jovem, Santos (2002); IV Salão de Ates Plásticas, Club Athlético Paulistano (2002); Exposição de Gravuras e Aquarelas do Núcleo de Aquarelistas da FASM na Associação Comercial, SP (2002); Exposição de Aquarela HSBC (2003); XVII Mostra de Arte da Granja Viana (2003); I Quadrienal Internacional de Aquarela FASM (2003); Salão e Fórum de Inovação Tecnológica Prédio Inteligente, SP (2003); V Salão de Artes Plásticas do Clube Paulistano (2003); 32º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea (2003); Exposição "Uma Viagem de 450 Anos", SESC-SP (2004); "450 Visões de São Paulo", Eldorado-SP (2004); "Núcleo de Aquarelistas na I Quadrienal Internacional de Aquarelas FASM", Museu de São Carlos (2004); Exposição "Água Cor", SP (2004); I Salão "Petit Format", Espaço Cultural Presença da América Latina (2004).

Foi premiada com a: Medalha de Honra ao Mérito no Espaço Cultural América Latina e Menção Honrosa pela aquarela "Papoulas" e possui obras em diversas coleções particulares e oficiais, notadamente no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp