Magazine Luiza e Lula

Opinião
30/09/2008 17:05

Compartilhar:


A rede varejista Magazine Luiza, uma das maiores do Brasil, fez recentemente uma entrada triunfal na Região Metropolitana de São Paulo. Inaugurou simultaneamente 44 lojas. Até o final de 2008 serão abertas outras seis, o que propiciará mais dois mil empregos diretos. Os estabelecimentos recém-abertos estimulam a concorrência, oferecem novas opções de compra e aumentam a produção e o consumo no país.

A megaexpansão das lojas Magazine Luiza tem relação direta com o crescimento econômico sustentado, a geração de emprego e a distribuição de renda propiciados pelo governo do presidente Lula. Entre 2003 e 2008 foram gerados 8.072.497 postos de trabalho com carteira assinada. A oferta de emprego bateu novos recordes em agosto deste ano, quando foram geradas 239.123 vagas, o melhor resultado para agosto desde 2004. Também foi recorde a criação de 2,065 milhões de vagas em 12 meses.

O Programa Bolsa Família (PBF), de transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza, já alcançou 11,1 milhões de lares brasileiros. Além de contribuir para reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil, promovendo a segurança alimentar e nutricional, o benefício é uma alavanca que move as economias locais. Criado em 2003, cerca de dois milhões de famílias já deixaram o programa, a grande maioria devido ao aumento da renda.

O binômio geração de emprego e programas de distribuição de renda fez com que 13,8 milhões de brasileiros subissem de faixa social entre 2001 e 2007, conforme o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Desse total, 10,2 milhões (ou 74%) saíram da classe de renda baixa, de até R$ 545 mensais, para a classe de renda até R$ 1.350 mensais. Outros 3,6 milhões de brasileiros migraram dessa classe intermediária para a de renda superior a R$ 1.350.

É mirando essa nova massa de consumidores que, em boa parte, se deve a superexpansão da rede de Magazine Luiza. Outras grandes empresas também estão focadas no novo filão de consumo. A multinacional suíça Nestlé, da área de alimentos, por exemplo, pesquisa famílias em ascensão social para adaptar produtos às suas necessidades e possibilidades de compra. A mídia mostra famílias consumindo em lojas de fast food que antes sequer imaginavam passar em frente às suas portas.

O sucesso da política econômica e dos projetos sociais do governo colocam a aprovação do presidente Lula lá no alto. Pesquisa CNT/ Sensus mostra que saltou de 68% para 77,7% a aprovação de Lula " o maior índice alcançado por um presidente na história do Brasil.



*Donisete Braga é deputado estadual e primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa

alesp