Sudoeste Paulista discute crédito fundiário


21/10/2011 17:58

Compartilhar:

"Ver essas famílias reunidas fortalece o nosso apoio", diz Ulysses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/TASSINARIFUNDIARIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ulysses Tassinari (PV) participou do seminário Crédito Fundiário " Revitalização e Desenvolvimento Sustentável, realizado em Itapeva pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). "Buscar soluções para resolver os problemas do financiamento da agricultura familiar é fundamental para manter as famílias no campo e preservar a produção de alimentos", disse Tassinari. No Estado há 2.136 famílias beneficiárias do programa Banco da Terra, do governo federal, em 94 projetos que somam mais de R$ 62 milhões, distribuídos em 14.149 hectares. Só na região sudoeste, são 460 famílias.

O seminário reuniu mais de mil agricultores ligados às associações do sudoeste paulista. No encontro, as famílias pediram a individualização das áreas rurais e dos respectivos financiamentos da terra; a anistia das dívidas do Pronaf e da Feap, além da exclusão dos nomes dos mutuários constantes no Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal. "Temos muitos problemas para ser resolvidos, como a logística, a produção em si e o acesso aos recursos, e vamos orientar os agricultores quanto a isso", disse o presidente do Consad de Itapeva, Marcos Pimentel.

Também ficou decidido que a criação de uma comissão composta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto de Terra de São Paulo, Banco do Brasil, Consad e demais órgãos representados no seminário para avaliar a situação dos agricultores que tem financiamento do Banco da Terra.



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp