Projeto propõe respeito à diversidade


07/11/2007 09:51

Compartilhar:

Marco Bertaiolli: "É preciso promover uma convivência natural"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BERTAIOLLI    DIVERSIDADE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ensinar e praticar o respeito à diversidade, disseminando uma cultura de tolerância e convivência harmônica a partir dos bancos escolares. Esta é a proposta do deputado Marco Bertaiolli (DEM) ao apresentar o projeto de lei instituindo em todo o Estado de São Paulo o Programa Diversidade na Escola Pública.

Segundo o deputado, "o respeito à diversidade hoje é um tema bastante discutido. O objetivo é fazer com que estas discussões e conscientização tenham início ainda na fase escolar, quando está sendo formado o cidadão". Bertaiolli ressalta que o assunto foi debatido no Fórum Mundial da Educação, realizado em Mogi das Cruzes, no mês de setembro, e que reuniu na cidade, localizada a 60 quilômetros da capital, cerca de 40 mil pessoas de vários pontos do Brasil e até de outros países.

No projeto, o deputado define por diversidade, para "fins da lei", o extenso conjunto de características de natureza social, cultural, étnica, comportamental, física, religiosa; de gênero, idade, situação financeira e outras peculiaridades a certos indivíduos e grupos, costumeiramente vítimas de preconceito por se diferenciarem de padrões e estereótipos adotados como predominantes ou superiores na sociedade.

"É preciso promover uma convivência natural, evitando assim até mesmo alguns casos de violência e atrocidades noticiados ultimamente pela Imprensa. Estamos vivendo um período de pouca tolerância pelas pessoas e acredito que isso seja resultado exatamente da falta de respeito à diversidade", salienta o deputado. No projeto, ele aponta ainda a possibilidade de as escolas públicas firmarem parcerias com entidades que prestem serviço nas áreas de educação e assistência à criança e adolescente, mediante a execução de ações e programas fundamentados no respeito. Publicado no Diário Oficial, o documento agora passará pelas tramitações dentro da Assembléia Legislativa para entrar em votação. Ainda não há um prazo para a avaliação em plenário.

mbertaiolli@al.sp.gov.br

alesp