1º secretário apóia que cidade passe a se chamar Embu das Artes


29/05/2007 18:57

Compartilhar:

Donisete Braga, Maria das Graças de Souza e Marcos Antonio Bezerra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/donisete Embu artes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Baga (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, apóia o pedido da sociedade civil e dos poderes públicos municipais de alterar o nome da estância turística de Embu para Embu das Artes. De acordo com a vereadora Maria das Graças de Souza (PT), que visitou o gabinete do 1º secretário na manhã desta terça-feira, 29/5, a mudança acabaria com a confusão de nomes com o município de Embu-Guaçu e potencializaria a divulgação de Embu como a "cidade das artes", em razão da feira de artes e artesanatos existente há cerca de 40 anos.

A vereadora, que veio acompanhada do assessor Marcos Antonio Bezerra, apresentou documento, assinado por 13 vereadores, pleiteando a alteração do nome da cidade. No documento é esclarecido que ao revisar sua lei orgânica, os vereadores já registraram interesse na mudança de nome, importante para diferenciação entre os nomes dos municípios de Embu e Embu-Guaçu. A solicitação também tem o apoio do prefeito Geraldo Cruz (PT).

"A iniciativa tem fundamento porque Embu já é conhecida como "cidade das artes" e assim acabaria com a confusão com o município homônimo", diz Donisete Braga. Conforme ele, "com a alteração haveria incremento da atividade turística numa cidade vizinha à Capital, onde se destacam as artes e o artesanato, com a geração de emprego e renda para a população".

Como a legislação que criou Embu é estadual, assim como a que elevou o município à condição de estância turística, a dúvida é se a alteração do nome deve ser feita pela Assembléia Legislativa ou pela própria câmara. O deputado pediu que sua assessoria técnica busque esclarecimento jurídico para orientar qual a saída legal para que a mudança possa ser feita.

A vereadora Maria da Graça também pediu o apoio do deputado para obrigar que ônibus de linhas intermunicipais que passam por Embu afixem em local visível o ano de fabricação do veículo e sua vida útil. "Hoje temos ônibus velhos em circulação que põem em risco os usuários. Não temos poder legal para obrigar os motoristas a apresentarem a documentação que identifique a idade dos veículos", justificou a vereadora. "Este com certeza é um pleito que diz respeito à Assembléia Legislativa", acrescentou o deputado.

Histórico (BOX)

O povoado de Embu foi criado há 451 anos com o nome M"Boy, em data próxima à da fundação da cidade de São Paulo. Localizado na parte oeste da região metropolitana, emancipou-se oficialmente de Itapecerica da Serra em 30/11/38. Possui 240.037 habitantes distribuídos em 70 km2, dos quais 40 km2 (ou 59%) estão em área de preservação ambiental. O forte da economia local é o comércio, subdividido em antigüidades, mobiliário, artesanato e objetos de arte, voltado ao mercado turístico.

A partir do 1º Salão de Artes Plásticas de Embu, em 1964, que reunia trabalhos de artistas renomados, a arte produzida no município passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente. Em 31 de janeiro de 1969 foi criada a Feira de Artes e Artesanato na frente da Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra. No decorrer do tempo a feira foi ocupando todo centro histórico, agora denominado Passeio das Artes.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp