1º secretário apóia que cidade passe a se chamar Embu das Artes

O deputado Donisete Baga (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, apóia o pedido da sociedade civil e dos poderes públicos municipais de alterar o nome da estância turística de Embu para Embu das Artes. De acordo com a vereadora Maria das Graças de Souza (PT), que visitou o gabinete do 1º secretário na manhã desta terça-feira, 29/5, a mudança acabaria com a confusão de nomes com o município de Embu-Guaçu e potencializaria a divulgação de Embu como a "cidade das artes", em razão da feira de artes e artesanatos existente há cerca de 40 anos.
A vereadora, que veio acompanhada do assessor Marcos Antonio Bezerra, apresentou documento, assinado por 13 vereadores, pleiteando a alteração do nome da cidade. No documento é esclarecido que ao revisar sua lei orgânica, os vereadores já registraram interesse na mudança de nome, importante para diferenciação entre os nomes dos municípios de Embu e Embu-Guaçu. A solicitação também tem o apoio do prefeito Geraldo Cruz (PT).
"A iniciativa tem fundamento porque Embu já é conhecida como "cidade das artes" e assim acabaria com a confusão com o município homônimo", diz Donisete Braga. Conforme ele, "com a alteração haveria incremento da atividade turística numa cidade vizinha à Capital, onde se destacam as artes e o artesanato, com a geração de emprego e renda para a população".
Como a legislação que criou Embu é estadual, assim como a que elevou o município à condição de estância turística, a dúvida é se a alteração do nome deve ser feita pela Assembléia Legislativa ou pela própria câmara. O deputado pediu que sua assessoria técnica busque esclarecimento jurídico para orientar qual a saída legal para que a mudança possa ser feita.
A vereadora Maria da Graça também pediu o apoio do deputado para obrigar que ônibus de linhas intermunicipais que passam por Embu afixem em local visível o ano de fabricação do veículo e sua vida útil. "Hoje temos ônibus velhos em circulação que põem em risco os usuários. Não temos poder legal para obrigar os motoristas a apresentarem a documentação que identifique a idade dos veículos", justificou a vereadora. "Este com certeza é um pleito que diz respeito à Assembléia Legislativa", acrescentou o deputado.
Histórico (BOX)
O povoado de Embu foi criado há 451 anos com o nome M"Boy, em data próxima à da fundação da cidade de São Paulo. Localizado na parte oeste da região metropolitana, emancipou-se oficialmente de Itapecerica da Serra em 30/11/38. Possui 240.037 habitantes distribuídos em 70 km2, dos quais 40 km2 (ou 59%) estão em área de preservação ambiental. O forte da economia local é o comércio, subdividido em antigüidades, mobiliário, artesanato e objetos de arte, voltado ao mercado turístico.
A partir do 1º Salão de Artes Plásticas de Embu, em 1964, que reunia trabalhos de artistas renomados, a arte produzida no município passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente. Em 31 de janeiro de 1969 foi criada a Feira de Artes e Artesanato na frente da Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra. No decorrer do tempo a feira foi ocupando todo centro histórico, agora denominado Passeio das Artes.
dpbraga@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações