Embevecidas de nostalgia e encantamento Maria Marina recria suas paisagens interiores

Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
23/09/2005 17:31

Compartilhar:

Maria Marina, pseudônimo artístico de Maria Marina Aleotti Teixeira de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Maria Marina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra "Festim das bruxas", doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Maria Marina Festim das bruxas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A produção artística de Maria Marina está centrada na descrição de um mundo onde a natureza domina sem contrastes. Trata-se de uma reflexão sobre paisagens que se tornam, eminentemente, interiores. A artista colhe em pontos os mais diferenciados de sua alma as situações que mais a sensibilizam. São instantes de primordial surpresa e encantamento que ela conserva dentro de si.

Esses momentos imprevisíveis, naturalmente a surpreendem e não é fácil liberar-se dessas impressões que se imprimem com força e lhe impõem uma costa, uma planície, aquele céu ou aquele mar.

A sensação de profundidade de seus bosques, de suas cavernas é obtida através da imagem e a disposição das cores e de tonalidades fortes: tanto no preto que domina, quanto nas pinceladas de cores quentes feitas aqui e acolá, além de algumas tintas frias ao fundo.

Através de uma intensa expressividade, Maria Marina se purifica e sua pintura se torna abstrata, criando um efeito todo especial de mistério e envolvimento. Embora a paisagem não exista mais na sua visão real e naturalística, sua pintura aparece então envolvida de sugestões e de visões interiores. E o resultado são paisagens surreais embevecidas de poesia e de literatura.

A obra "Festim das bruxas", doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, demonstra que a artista possui uma energia vital de quem sente diariamente sobre si a mesma luz e as mesmas cores, que fizeram nascer dentro dela um certo sentimento de nostalgia.

A Artista

Maria Marina, pseudônimo artístico de Maria Marina Aleotti Teixeira de Carvalho nasceu em São Paulo, no ano de 1923. Formou-se em secretariado e cursou a Faculdade de Ciências e Letras "Sede Sapientiae", tendo maior afinidade com as áreas de Psicologia Filosófica e Teologia. No piano teve como mestre Agostinho Cantú, especializando-se posteriormente com Magdalena Tagliaferro.

Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, destacando-se entre elas: Academia de Arte-Cultura e História, SP; II Salão Nacional de Artes Plásticas, São Paulo e Paraná, Academia Brasileira de Artes e Ciências (1987); Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Portugal; XXIII Salão de Maio da Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ; IV Salão de Arte Armando Vianna; VII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, SP (1988); VIII Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto, SP; Espaço Cultural do Jockey Club de São Paulo; XIII Salão de Primavera; Espaço Cultural La Maison Continental; Salão de Artes Plásticas, Club Paulistano, SP (1989, 1991 e 1997); Salão Belas Artes de Franca, SP; XIV Salão da Paisagem, Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ; XI Salão de Arte Contemporânea, São José do Rio Preto, SP; "Casarão", Club Hípico de Santo Amaro, SP (1990); Casa Tabacow, SP (1992); Espaço Cultural Clube Pinheiros (1994); Salão Citröen (1996); Espaço Cultural Club Paulistano (1997); Mostra Itinerante em Portugal, França e Espanha, Galeria Marcos Marin, Paris (1998); "Sociarte", Espaço Cultural Clube Monte Líbano, SP; Brazilian Fine Arts, Nova York, EUA, Brazilian Arts, Galeria Brazil, Washington, EUA; Gran Salon Chileno, Universidad de Tarapacá; Galeria La Gioconde, México; "Arts from Brazil Gallery", Soho, Nova York, EUA (2002).

Recebeu inúmeros prêmio e suas obras estão catalogadas no Annuaire D"Art International Sermadiras, Paris, no V Anuário "Artes e Artistas Brasil", edição 2004/2005 e no Anuário de Júlio Louzada. Encontram-se ainda em diversas coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Japão, Inglaterra e em acervos oficiais como o da Câmara Municipal de Lisboa e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp