A estação do inverno chegou juntamente com as festas juninas para aquecê-la

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
23/06/2008 16:16

Compartilhar:

Violeiros com carros de bois<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/Obra lourdes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O canto do pilão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/waldeci de deus.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lourdes de Deus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/lourdes corte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Historicamente relacionada no hemisfério norte com a festa pagã do solstÍcio de verão, celebrada no dia 24 de junho segundo o Calendário Juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Media como festa de São João, a data de hoje marca o ponto central das festas juninas no Brasil, divididas em festas da região nordeste e em festas do Brasil caipira, mais celebradas nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Trazida para o Brasil pelos portugueses e logo incorporada aos custumes das populaçoes indígenas e afro-brasileiras a festa chamada inicialmente de joanina " para marcar o dia de Sao João " foi rebatizada no Brasil com nome de Junina.

Associando-nos a celebraçao que coincide com a chegada do inverno, reproduzimos nesta página algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que marcam a visão artística dessas manifestações populares que entre nós se iniciam a 13 de junho, dia de Santo Antônio e se prolongam no dia 24 data de São João, a 29 de junho dia de São Pedro e São Paulo e se concluem a 30 de junho dia de São Marçal.



A festa de São Pedro " Fogaça - A temática de seus quadros é muito rica, pois se inspira na natureza e nas ambientações dos casarios e dos muros pelos campos. Não há dúvida que a natureza é re-proposta em aspectos e interpretações totalmente novas e numa atmosfera onírica.



Casamento na Vila " Alex - O artista pinta o que sente e o que vê, sem grandes preocupações com técnica, perspectiva e relações cromáticas. A sua arte repousa na poesia pura e ascética da vida. Cada tela sua é um ato de fé, um hino à natureza e ao ser humano.



O canto do pilão " Waldeci de Deus - Suas composições descrevem, através de cores claras e vivas, o trabalho do cotidiano e as festas de sua terra natal, revelando o espírito popular por intermédio da magia inerente aos verdadeiros naifs



Violeiros com carros de bois " Lourdes de Deus - Através de suas obras, a artista transmite um ar de festa que consegue surpreender pela originalidade da composição e da figuração onde o delicado intimismo lírico se faz sempre presente.

alesp