Mercado de trabalho é objeto de discussão


04/03/2010 15:46

Compartilhar:

Alex Manente durante encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ALEXMANENTEPARTICIPADEDEBATE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alex Manente (PPS) mediou o primeiro debate do seminário São Paulo e o Futuro das Relações de Trabalho, realizado nesta quarta-feira, 3/3, na Assembleia Legislativa, para tratar do mercado de trabalho paulista e as perspectivas para o futuro.

Presidente da Comissão de Relações de Trabalho do Legislativo estadual, o deputado ressaltou a importância de reformular as leis trabalhistas. "Ao discutir a atual realidade brasileira, precisamos indicar opções para melhorar a relação entre empregado e empregador", ponderou.

Manente concordou com o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho Afif Domingos que falou sobre a necessidade de examinar o momento e as estratégias para favorecer os trabalhadores e as empresas de maneira equilibrada. Na abertura do encontro, Afif defendeu a mudança da política trabalhista, a qual classificou de "centralizadora".

O presidente da Associação Instituto Brasileiro de Relação do Emprego e Trabalho (Ibret), Hélio Zylberstain, abordou o sistema imposto no Grande ABC, palco das reivindicações sindicais nas décadas de 1970 e 1980. "O fenômeno ABC permitiu a criação de um modelo de negociação entre empresa e empregado. Um sistema onde se mantém os direitos básicos e se debate os benefícios", resumiu.

Já o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, enfatizou as tentativas fracassadas da reforma trabalhista e falou das mudanças das relações trabalhistas.



alexmanente@al.sp.gov.br

alesp