Obra tira comunidade quilombola do isolamento


18/02/2010 16:45

Compartilhar:

Com 128 metros de extensão, a ponte vai tirar Ivaporunduva do isolamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/PRANDIELDORADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) comemora: a edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (12/2) traz publicado decreto do presidente Lula, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, os terrenos necessários à implantação do acesso à ponte da comunidade quilombola de Ivaporunduva, no município de Eldorado (SP).

Com 128 metros de extensão, a ponte vai tirar Ivaporunduva do isolamento. "As obras estão 95% concluídas e a desapropriação da área para a pavimentação dos acessos era o único entrave para a entrega da ponte à comunidade", explica a deputada Prandi.

A ponte faz a ligação com a Rodovia Municipal IPG-20 e facilita o acesso tanto a Eldorado como ao município vizinho de Iporanga. Atualmente, para chegar ou sair da comunidade, é preciso enfrentar a forte correnteza do rio Ribeira do Iguape, em canoas ou balsas.

A deputada Prandi destaca que Ivaporunduva é uma das mais antigas comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo e conta, atualmente, com 70 famílias. "Os moradores mais antigos relatam que a vila foi formada por descendentes de escravos que se embrenharam no Vale do Ribeira à procura de ouro", lembra a parlamentar. Existem outras 44 comunidades remanescentes de quilombos na região, 13 delas em Eldorado, onde os negros formam 40% da população de 15 mil habitantes.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp