PT RECUA NO CRIME CONTRA A BANDEIRA - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
01/06/2001 14:02

Compartilhar:


O Partido dos Trabalhadores (PT) recuou e decidiu não incluir em seu programa de TV o absurdo filme idealizado por um publicitário em que aparecem ratos roendo a Bandeira do Brasil em alusão à corrupção que o PT enxerga só em políticos de outros partidos. Esse recuo tem tudo a ver com uma atitude que assumi. Como deputado estadual, protocolei, em 23 de maio, três representações: contra o PT, contra o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, e contra o publicitário Duda Mendonça, objetivando a proibição de veiculação, através da TV, daquele tipo de campanha político-partidária.

Tomei por base reportagens veiculadas na mídia mostrando que o filme da campanha "Xô, Corrupção", previsto para divulgação a partir de 28 de maio, apresentava cena de ratos roendo a Bandeira do Brasil e arrastando seus pedaços para uma toca esburacada. Medidas cautelares foram encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo e para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.

Uma terceira representação foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal, pedindo ação policial para o caso, por crime de ofensa contra a Bandeira, em desobediência à legislação que protege os símbolos nacionais. Fiquei chocado ao ver, dia 11, reportagem de TV, que reproduzia o filme de Duda Mendonça adotado pelo PT. A Bandeira, sagrado símbolo nacional, não pode ser vítima de desrespeito da parte de partidos irresponsáveis e de marqueteiros aproveitadores. Pelo que consta, o próprio PT, sabendo de minha reação e de críticas de vários setores da sociedade, preferiu não exibir o filme da Bandeira no Estado de São Paulo: preferiu outro filme com ratos e uma ratoeira. É reconhecimento do erro!

Insisto: a Bandeira é um símbolo sagrado, que deve ser sempre respeitado por todos nós. Não vão longe as manhãs de domingo, em que acompanhávamos pela TV as emocionantes vitórias de Ayrton Senna em corridas de Fórmula 1 pelo mundo todo. Ao fim de cada grande desempenho, Senna tirava do bolso uma pequena Bandeira do Brasil e, ainda no carro, agitava para o público. No momento de subir ao pódio, ele pegava uma bandeira maior e expunha sua brasilidade. Nosso país impunha sua força nas pistas do mundo, assim como em partidas memoráveis da seleção brasileira de futebol. Senna morreu, tragicamente, em 1.º de maio de 1994, mas seu exemplo persiste, tanto que a Fundação Ayrton Senna é mantida para fazer o bem, educando crianças carentes.

O cidadão que atende pela alcunha de Duda Mendonça é o exemplo característico de marqueteiro mentiroso, carreirista e mercenário. Depois de ter faturado em cima de fracassadas campanhas de Paulo Maluf no Estado de São Paulo, ele perdeu eleições também em Minas e em outros Estados. Não bastasse isso, o tal de Duda foi para a Argentina e ajudou a afundar a candidatura presidencial de Eduardo Durralde. É com os restos de lixo de Maluf que o PT pretendia sensibilizar a opinião pública a respeito da necessidade de os políticos serem éticos? É com cenas de menosprezo à Bandeira que essa gente quer ganhar prestígio e tentar cargos importantes nas eleições de 2002?

O PT deveria estar preocupado em fazer boa administração nos municípios em que conquistou as prefeituras. Em época de eleição, todos os partidos têm de fazer campanhas, mas campanhas limpas. Fora das eleições, é válido fazer política. Porém não desse nível!

*Afanasio Jazadji é jornalista, radialista e deputado estadual, vice-líder do PFL.

alesp