Ato formaliza liberação de verba para a Baixada Santista


07/11/2007 12:04

Compartilhar:

Deputada Maria Lucia Prandi avalia os recursos recebidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRANDI SAUDE BAIXADA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O setor de saúde Baixada Santista acaba de receber verba adicional de 980 mil reais para investimentos em equipamentos, serviços e novas instalações. A liberação da importância foi formalizada com a assinatura de documentação, na última quinta-feira, 01/11, em ato que contou com a participação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e do diretor regional de Saúde, Gilberto Simão Elias.

Os recursos foram conquistados pela parlamentar por meio de emendas ao orçamento do Estado. Também estavam presentes os secretários de Saúde de Guarujá, Benjamin Rodriguez Lopez; de Bertioga, José Luiz Camargo Barbosa Filho; e de Cubatão, Eduardo Falcão Paiva Magalhães, além da irmã Dolores Junqueira, de São Vicente. Os quatro municípios foram contemplados. A assinatura aconteceu na sede do Departamento Regional de Saúde.

A definição dos investimentos ocorreu a partir de contatos diretos que a deputada fez com os municípios, por meio das prefeituras, câmaras de vereadores e da sociedade civil. "Os recursos atenderão demandas realmente necessárias, indo ao encontro das necessidades mais prementes", explica a parlamentar.

Bertioga ficará com a quantia de 500 mil reais, destinada à implantação de uma unidade básica de Saúde no bairro Jardim Vista Linda. O núcleo é um dos que mais cresce no município. Em 2005, a obra foi apontada como prioritária pelo vereador Maurício de Souza (PT), durante audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. Desde então, Maurício e Prandi trabalhavam para obter o recurso.

A ação coordenada, com a irmã Dolores e o secretário municipal de Saúde de São Vicente, Cláudio França, resultou na destinação de 80 mil reais para a aquisição de aparelho de ultra-sonografia para a Casa do Parto do município, a ser compartilhado com unidades da rede básica de saúde da Área Continental instalada no bairro Quarentenário, que é resultado de luta capitaneada pela religiosa. "Hoje, o bairro tem mais de 100 mil moradores", disse irmã Dolores, reafirmando as dificuldades de acesso à saúde.

O município de Guarujá receberá R$ 280 mil para a compra de equipamentos para o Hospital e Maternidade Municipal de Guarujá, em Vicente de Carvalho. A aplicação da verba foi definida em parceria com o secretário municipal de Saúde, Benjamin Rodriguez Lopez e a unidade deve entrar em funcionamento no início do próximo ano. "Além de beneficiar a população do distrito, a unidade ajudará a desafogar o Hospital Santo Amaro, que recebe pacientes de todo o Litoral Norte", explica Prandi.

Para Cubatão foram canalizados 120 mil reais, destinados à aquisição de unidade móvel para o Programa de Saúde da Família. Segundo Paiva Magalhães, o equipamento será deslocado para a Cota 95, junto ao local conhecido como Linha do Oleoduto. "Sendo área de preservação, não podemos construir um posto de saúde. A unidade móvel facilitará em muito a vida das pessoas", frisou.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp