Elegíaco e carregado de efeitos líricos o imaginário das aquarelas de Silvia Fischetti

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
04/08/2008 20:54

Compartilhar:

Fim de Tarde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/obra silvia fischetti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia Fischetti <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/silvia fischetti (1 of 3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Silvia Fischetti realiza uma verdadeira evasão idealizada através de um veio de impressões que residem na sensível personalidade da artista, pronta a fixar na memória os dados provenientes da cor e da luz que se transformam em cena aberta.

Sua pincelada é fina, estreita, arabesca, em síntese quase nervosa e no contexto geral claramente penetrante, onde tudo é espontâneo e transformado em virtude de um ideal estético inato.

A elegância da grafia se manifesta na plasticidade da forma através da feliz distribuição dos tons, nos quais o verde exerce um papel de extrema felicidade.

Silvia Fischetti engloba em suas aquarelas a presença das cores com as quais cenas da floresta amazônica a atraem e a fascinam. O grau em que a artista consegue traduzir esse fascínio pelo cromatismo da natureza é índice de validade de seu pintar que é sincero e envolvente.

Na obra Fim de tarde, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, as paisagens em que se inspira aparecem encantadas, envolvidas numa aura de poesia, às vezes carregadas de acentos líricos e em outras simplesmente elegíaca.



A Artista



Silvia Fischetti, artista plástica e arte decoradora, nasceu em São Paulo em 1963. Desde criança gostava muito de desenhar pessoas e personagens. Chegou até mesmo a pintar o corpo e o cabelo de suas bonecas. Durante o curso colegial, fazia retratos de líderes como Mao Tse Tung ou artistas como August Rodin.

Graduou-se em Artes Plásticas na FAAP " Fundação Armando Álvares Penteado em 1980, formou-se na Faculdade de Sociologia e Política em 1983 e concluiu o curso de especialização em história da arte na FAAP em 1993.

Após participar de uma mostra coletiva no Museu de Arte Moderna em São Paulo, sob a supervisão de Ubirajara Ribeiro em 1981, expôs na semana Carlos Drummond de Andrade na Galeria de Arte do Complexo Júlio Prestes e na Assembléia Legislativa de São Paulo; na Galeria do Hotel Meliá, Galeria do Hotel Sofitel, "Porta passagem", Galeria Mali Villas Boas, SP (2002); "O olhar revisitado", Galeria Mali Villas Boas; "O imaginário na paisagem", Espaço Cultural do Banco Central, SP; MASP-centro, (2003) e Homenagem a Frida Kahlo no Clube Hebraica, SP (2004).

Desde 1981 atua no campo da arte educação.

Atualmente, junto com um grupo de artistas, desenvolve estudos sobre poéticas visuais em seu atelier através de curso coordenado pelo crítico de arte Oscar d"Ambrósio.

Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp