Assembléia homenageia advogados criminalistas


14/04/2008 19:23

Compartilhar:

Sessão solene em tributo aos advogados criminalistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/SOL. ADV. CRIMINALISTA MESA mmy (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Fernando Capez preside sessão solene em tributo aos advogados criminalistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/capez mmy (13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/SOL. ADV. CRIMINALISTA GERAL mmy (8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa, por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), nesta sexta-feira, 11/4, realizou sessão solene em tributo aos advogados criminalistas.

Além de Capez, compuseram a mesa o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, que representou o governador José Serra; o delegado Paulo Afonso Bicudo, que representou o delegado-geral de Polícia Maurício Lemos Freire; o presidente da OAB-São Paulo, Luiz Flávio Borges D"Urso, e o desembargador Luiz Augusto de Sales Vieira, que representou Nelson Henrique Calandra, presidente da Apamagis. Em seu discurso, Sales Vieira destacou que sem advogado não se faz justiça e que é impossível construir uma sociedade justa sem a presença do advogado.

Segundo Capez, a solenidade foi mais do que uma justa homenagem ao advogado criminalista, "foi um momento de reafirmação de suas prerrogativas e da não-transigência com a arbitrariedade e o abuso de poder".

Na ocasião, Waldir Troncoso Peres, conhecido como o Príncipe dos Criminalistas, que não pôde comparecer por motivo de doença, recebeu, na pessoa de seu filho Mauro Andrade Peres, placa comemorativa. Peres nasceu em Vargem Grande do Sul, filho de um agricultor espanhol. Aos 16 anos foi morar em São Paulo, onde cursou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Para Waldir Troncoso, "o advogado deve acreditar no que faz e ir para o júri com a convicção de que o homem necessita de defesa, porque o valor supremo, do qual todos os outros dependem, é a liberdade".

Para D"Urso, homenagear o advogado criminalista é importante, "pois são sofredores pela incompreensão de muitos, são profissionais diferenciados, especiais e amantes da liberdade". D"Urso recebeu placa comemorativa com os 10 mandamentos do advogado enumerados por Eduardo J. Counture, jurista uruguaio.

Também estavam presentes à cerimônia Paulo Eduardo de Barros Fonseca, presidente da Associação dos Procuradores Autárquicos do Estado de São Paulo; Evanir Ferreira Castilho, juiz do Tribunal de Justiça Militar; Antonio Jorge Marques, presidente do OAB Subsecção Itaquera; Mônica Silva Rosa, que representou a Subsecção da OAB de São Caetano do Sul; o cel. Celso Pinhata Júnior, que representou o comandante geral da Polícia Militar, Roberto Antonio Diniz; Alexandre Curiati, que representou o deputado Antonio Salim Curiati; Paulo Rios e Silvio Balanjo Júnior, delegados de Polícia; José M.Leal, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo; Edgard Hermelindo Leite Júnior, da Edgard Leite Associados; e Roberta Rizardi, da Subsecção da OAB de Caieiras, entre outras autoridades.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp