100 anos da descoberta da anemia falciforme


22/06/2010 16:17

Compartilhar:


O centenário do primeiro diagnóstico de anemia falciforme será tema de audiência pública nesta quarta-feira, 23/6, às 15h, no auditório Franco Montoro.

De iniciativa do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) e da Associação Pró-Falcêmicos (Aprofe), a audiência na Assembleia pretende reunir lideranças e representantes dos governos para falar sobre a doença que acomete um em cada 100 brasileiros. "Embora a doença tenha sido diagnosticada há cem anos, os avanços para tratamento são poucos. Os sintomas são diversos, podem ser brandos como também muito graves, causando complicações à saúde", explicou o deputado.

A presidente da Aprofe, Nilcéa Gomes, alerta para a importância de se desmistificar a doença, já que ela é conhecida por atingir os afrodescendentes. "A anemia falciforme não tem raça, cor e sexo. No Brasil, a miscigenação é grande. Temos loiros, de olhos claros, com a doença, mas muitos a desconhecem e até a descartam por não serem negros.", explicou Nilcéa.

Outra consideração da hematologista Marimilia Pita é com relação à formação clínica. "Temos que preparar nossos médicos, principalmente os pediatras que vão receber a criança com o diagnóstico detectado no teste do pezinho. A formação específica é essencial para esse profissional", afirmou a hematologista.

O deputado Gondim luta pela instituição da Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, proposta no Projeto de Lei 1.023/2009, que tramita na Assembleia com o objetivo de identificar os pacientes falciformes e oferecer medicamentos, assistência médica e psicossocial.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp