Museu de Arte


18/11/2010 17:19

Compartilhar:

Boner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/MUSEUDEARTEFOTOBONER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> No Velho Porão...<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/MUSEUDEARTEOBRABONEROBRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Boner escolhe temas estimulantes reunindo realidade, sonho e fantasia



Mediante uma educação estética de instintiva predileção, Boner constrói sua pintura entre a realidade e o sonho, mas com muita fantasia. E o resultado são obras de um profundo lirismo, nas quais conta uma história que é de todo o tempo e sempre nova e imutável.

Em certos ambientes artísticos pode parecer que vive e pinta numa dimensão em polêmica com o seu tempo. Em verdade, alheio a todo modismo, o pintor cultiva um mundo pictórico honesto e limpo como sua própria natureza humana lhe dita.

Correto no traço, livre na pesquisa tonal, sem cair em narrações de gênero, e longe do descritivismo holográfico, seus personagens e suas naturezas-mortas possuem uma excelente dinâmica "emoção-gesto" no amplo respiro de horizontes sem fronteiras. As massas luminosas envolvem a estrutura arquitetônica para se identificar a uma palheta quente e sensual.

Entretanto, é na figura humana que Boner pontualiza os caracteres expressivos da serenidade dos sentidos e de sua linha poética. Mais expressiva é a figura, mais densos resultam os valores plásticos e de conteúdo que emergem de uma amadurecida e linear experiência pictórica.

Seus quadros revelam limpidez, sensibilidade e conceito formal bem como tons modulados e às vezes acesos. No caminho dessas características, se origina e desenvolve sua escolha técnica, estética e emotiva, escolha esta que se direciona a uma renovação da própria arte "acadêmica", no âmbito da matéria pictórica e, portanto, longe de todo e qualquer conformismo de ruptura.

Na obra "No Velho Porão...", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, são evidentes os elementos de uma tradição figurativa plena de segurança. Os temas que Boner escolhe são estimulantes e causam uma tempestade de sentimentos.



O Artista

Boner, pseudônimo artístico de Ronaldo Boner Junior, nasceu em Araraquara, em 1974. Aos 6 anos de idade fez sua primeira pintura a óleo e aos 10 teve seus primeiros ensinamentos artísticos com a professora Rosangela Baccarin (1984).

Estudou ainda com os professores Alexandre Fausto (1985), Luiz Cláudio Morgili (1996), Luciano Regoli, na Itália (2000) e Gilberto Geraldo (2000 e 2001).

Foi júri no Mapa Cultural Paulista em Matão, Jaboticabal (1998) e Bebedouro, nos Salões de Olímpia (1999) e no Salão Almeida Jr., em Piracicaba (2002). Desde 1994 ministra cursos de pintura e workshops.

Participou de exposições na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Araraquara (1985); V Salão Jauense de Artes Plásticas (1988); "Homenagem ao Dia do Artista Plástico", Casa da Cultura de Araraquara (1989); VIII Exposição de Artes de Araraquara (1989); Salão de Belas Artes, Matão (1991); Centro Cultural de Porto Ferreira; Espaço Cultural do Tropical Shopping Araraquara, "Homenagem ao Mito", Hotel Eldorado Araraquara; Espaço Cultural Banco do Brasil de Araraquara (1995); XXXVIII Salão Ararense de Artes Plásticas (1996); Casa da Cultura de Araraquara (1997); VI Sabart em Ribeirão Preto; Off Gallery " Inverno 98, Verão 98, 99, Outono 99 Brasília 99, Primavera 2000 e Virtual 2001; Galeria Moldurarte Ribeirão Preto; II Salão de Bebedouro (1998); Galeria Cacoonins em Gramado (1998); Z&Z Galeria de Artes " Balneário Camboriú (1999); 5º Salão Vinhedense de Artes Plásticas (2000); Casa de Cultura de Araraquara (2001); 2001 Springs Art Show, Pennsylvania, EUA (2001); "Dia do Artista". Plástico", Araraquara; Salão de Belas Artes de Piracicaba; 2002 Springs Art Show, Pennsylvania, EUA; "Dias das Mães", Araraquara; Círculo Ítalo-Brasileiro, Catanduva (2002); e "Kaiser Araraquara"(2003).

Foi premiado com Medalha de Ouro no I Salão dos Imigrantes em São Paulo (1995); Grande Medalha de Ouro no V Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (1996); Medalha de Ouro no Salão Abril de Belas Artes de Franca; Premio Aquisição Prefeitura Municipal de Bebedouro no I Salão de Artes Bebedouro; Grande Medalha de Ouro no V Salão de Inverno de Olímpia; Grande Medalha de Ouro no II Satarp em Taquaritinga (1997); Grande Medalha de Ouro no III SVAP em Vinhedo (1997); Medalha de Ouro XLI Salão Ararense de Artes Plásticas (1998); e Pequena Medalha de Ouro no III Satarp em Taquaritinga (1998).

Possui obras em diversos acervos oficiais e particulares no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp