Seminário debate a nova realidade para a contabilidade pública dos municípios
O debate sobre as mudanças na contabilidade pública brasileira ocorre "em um momento oportuno, em que a credibilidade das finanças públicas no mundo desaba como um castelo de cartas, e nações com padrões de boa governança revelam fragilidades insuspeitadas".
A avaliação foi feita pelo deputado Celso Giglio (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais e coordenador da Frente Parlamentar Municipalista, que, em conjunto com o Instituto do Legislativo Paulista, promoveu o seminário O Ambiente Atual da Contabilidade Pública e seus Reflexos nos Municípios, realizado nesta sexta-feira, 18/11, na Assembleia Legislativa.
Celso Giglio (PSDB) abriu o evento acentuando a importância de uma administração mais profissional e transparente das finanças municipais. "Todos que me conhecem, conhecem-me, por certo, como um municipalista. O municipalismo não faz parte somente da minha trajetória; ele é a própria essência da minha identidade política". Apesar disso, o deputado disse não ser defensor de um "municipalismo complacente, que cobra de todos, menos do próprio município". Para ele, se a sociedade não aceita mais "o amadorismo na gestão da coisa pública", o mercado, por seu turno, "tem-se mostrado implacável em relação a todo governo que não mantenha suas contas em ordem".
O seminário promoveu duas palestras no período da manhã. O coordenador-geral de Contabilidade do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó da Silva, apresentou um panorama das transformações ocorridas no país a partir dos anos 1960, nos âmbitos políticos e econômicos.
Da democracia ao regime militar, e novamente à democracia, o país criou seu Banco Central e seu Tesouro Nacional, instituiu a Lei de Responsabilidade Fiscal e, segundo Feijó, passou de uma inflação de 940.000.000.000% (acumulado de 1968 a 2008) ao reconhecimento, pelas agências internacionais, como país com grau de investimento.
Feijó abordou programas e processos que visam modernizar a contabilidade nos municípios, dando a ela mais credibilidade e transparência. A nova realidade nacional exige a modernização da contabilidade pública, que deve estar alinhada aos padrões internacionais, afirmou. Paralelamente a essa etapa, o Brasil estabelece um Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que harmoniza os procedimentos contábeis com norma e legislações vigentes, promovendo uma padronização em todo o território nacional.
Coordenadora do Departamento de Contabilidade Pública da Adviser Auditores Independentes, a professora Edimar de Oliveira falou sobre a adaptação da contabilidade pública a regras que podem afetar as transferências voluntárias.
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Estados e municípios que não adotarem um sistema integrado de administração financeira e controle, disponibilizando a qualquer pessoa informações sobres suas receitas e despesas, pode ficar impedido de receber recursos por meio da celebração de convênios ou de contratos de repasse.
A sanção valerá para os municípios que não se adaptarem à norma até 1º de janeiro de 2013. (mlf)
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Pai do jogador Neymar recebe maior honraria da Alesp por trabalho social na Baixada Santista
- Retrospectiva 2025: Alesp encerra os trabalhos do ano com mais de 200 projetos de lei aprovados
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações