Presidente eleito afirma que continuará a dar sustentação ao governador


15/03/2005 19:37

Compartilhar:

Presidente eleito Rodrigo Garcia durante a coletiva antes de reabrir a sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/coletiva.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente eleito da Assembléia, Rodrigo Garcia (PFL), concedeu coletiva antes de reabrir a sessão, nesta quinta-feira, 15/3, e afirmou que continuará com o compromisso assumido por seu partido quando da última eleição estadual, que é dar sustentação ao Governo do Estado.

"O embate do qual participei foi eleitoral, não político", disse Garcia, lembrando que colocou seu nome à disposição com a proposta de que o trabalho do Legislativo seja novamente reconhecido por São Paulo.

O deputado destacou que é filiado ao PFL desde os 18 anos de idade e que sempre foi fiel às decisões do seu partido. "Quando a bancada do PFL decidiu lançar minha candidatura, a direção estadual do partido foi consultada e aprovou a decisão."

Segundo o presidente, o vice-governador Cláudio Lembo e o vice-prefeito Gilberto Kassab, ambos do PFL, solicitaram que ele refletisse muito sobre a opção feita. "Porém, em nenhum momento eles participaram da articulação. Foi uma atitude isolada da bancada do PFL na Casa".

De acordo com Garcia, os deputados, sobretudo do PFL, estavam descontentes com o atual modelo de gestão. "Fui um instrumento da vontade política de 48 deputados".

Composição da Mesa

O presidente informou que conversou, após a votação, com os líderes do PSDB, PL e PPS (o do PTB não foi localizado) e que ofereceu a oportunidade de ocupar os cargos da Mesa que ainda não foram eleitos. "Entretanto, esses partidos recusaram o convite, postura que eu compreendo e respeito".

Garcia disse que "tem certeza de que quando os ânimos se acalmarem, a harmonia entre os poderes será total, uma vez que sua eleição para a Presidência foi uma decisão interna do Legislativo e não uma derrota do Executivo", declarou o presidente. "A instituição está acima da disputa".

Projetos na pauta

Garcia lembrou que há 48 pedidos de instalação de CPI, projetos de deputados e também do Executivo com tramitação paralisada. "Minha obrigação como presidente é submeter todas as matérias à apreciação do Plenário. Os deputados é que devem decidir sobre a aprovação", disse ele.

O presidente informou que tão logo seja concluído o processo eleitoral, será montado um cronograma de trabalho. "Vamos visitar o governador do Estado e o presidente do Tribunal de Justiça. Também faremos uma reunião do Colégio de Líderes para avaliar projetos como o da CTEEP."

1º secretário

O deputado Fausto Figueira (PT), eleito 1º secretário, também participou da coletiva e disse que é importante ressaltar a autonomia do Legislativo. "Resgatamos o papel desta instituição e este deve ser o foco da discussão a partir de hoje."

alesp