Itapeva consegue subdelegacia do Trabalho


19/04/2005 10:29

Compartilhar:

(da esquerda para a direita) - Mauro José Correia (delegado do Trabalho), Israel Antunes (pres. do Sindicato dos Condutores de Itapeva), Hamilton Pereira, Heiguiberto Navarro, prefeito Luiz Cavani e subdelegado de Itapeva, Flávio Renato Bloes Bartol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton19.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou na última quinta-feira, 14/04, da inauguração da Subdelegacia do Trabalho de Itapeva. O parlamentar comemorou a instalação da sudelegacia, uma das duas únicas criadas pelo Governo Federal. A outra será instalada no Vale do Jequitinhonha.

A subdelegacia, sob o comando de Flávio Renato Bloes Bartolomeu, vai atender 35 cidades, que antes eram obrigadas a recorrer às subdelegacias de Sorocaba e Bauru, o que vinha dificultando a fiscalização na região. Segundo o delegado regional do Trabalho em São Paulo, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, a criação de subdelegacias é um processo burocrático complicado, pois sua aprovação precisa ser submetida a outros ministérios, além do Ministério do Trabalho.

"Uma das primeiras ações do Governo Lula, quando assumimos a DRT, se deu aqui na região de Itapeva. Numa ação fiscalizatória, encontramos problemas relacionados à exploração de trabalho escravo e infantil na colheita do tomate. Alguns empresários do setor foram violentos e precisamos recorrer à ajuda do Ministério Público e da Polícia Federal", afirmou Guiba. "Porém, a melhor forma de revidar esse tipo de prática foi trazer a sudelegacia para Itapeva, porque, se o diálogo não tem sido a melhor forma de convencimento, a caneta o será", completou.

Hamilton Pereira, que em 2003 obteve a informação da instalação de uma subdelegacia em Itapeva, comemorou a iniciativa. Para o deputado, que em 1997 realizou diversas denúncias de trabalho escravo e infantil nas lavouras de tomate da região, a presença do Estado ali já se fazia necessária há muito tempo. "Agora temos um instrumento para fazer justiça não só aos trabalhadores desta região, mas a toda sua população", comemorou o parlamentar.

Após a inauguração, os presentes seguiram para um ato público de instalação da subdelegacia, realizado no Ginásio da Associação Sabesp. Cerca de 300 estudantes puderam aprender um pouco mais sobre a importância do órgão. Também participaram do ato, sindicalistas, prefeitos e vereadores de diversas cidades da região.

e-mail: hpereira@al.sp.gov.br

alesp