Entre realidade, sonho e muita fantasia, Boner cria obras de um profundo lirismo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
12/03/2007 16:32

Compartilhar:

Boner, pseudônimo artístico de Ronaldo Boner Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Boner.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Preto Velho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Boner - Preto Velho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em certos ambientes artísticos pode parecer que Boner vive e pinta numa dimensão em polêmica com o seu tempo. Em verdade, alheio a todo modismo, esse jovem pintor cultiva um mundo pictórico honesto e limpo como sua própria natureza humana lhe dita.

Correto no traço, livre na pesquisa tonal, sem cair em narrações de gênero, e longe do descritivismo holográfico, seus personagens e suas naturezas-mortas possuem uma excelente dinâmica "emoção-gesto" no amplo respiro de horizontes sem fronteiras. As massas luminosas envolvem a estrutura arquitetônica para se identificar a uma palheta quente e sensual.

Entretanto, é na figura humana que Boner pontualiza os caracteres expressivos da serenidade dos sentidos e de sua linha poética. Mais expressiva é a figura, mais densos resultam os valores plásticos e de conteúdo que emergem de uma amadurecida e linear experiência pictórica.

Seus quadros revelam limpidez, sensibilidade e conceito formalm bem como tons modulados e às vezes acesos. No caminho dessas características, se origina e desenvolve sua escolha técnica, estética e emotiva, escolha esta que se direciona a uma renovação da própria arte "acadêmica", no âmbito da matéria pictórica e, portanto, longe de todo e qualquer conformismo de ruptura.

Mediante uma educação estética de instintiva predileção, o artista constrói sua pintura entre a realidade e o sonho, mas com muita fantasia. E o resultado são obras de um profundo lirismo, nas quais conta uma história que é de todo o tempo e sempre nova e imutável.

Vale salientar que, para Boner, os temas que escolhe são estimulantes e causam uma tempestade de sentimentos. Em Preto Velho e No Velho Porão..., obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, são evidentes os elementos de uma tradição figurativa plena de segurança.



O artista

Boner, pseudônimo artístico de Ronaldo Boner Junior, nasceu em Araraquara, em 1974. Aos 6 anos de idade fez sua primeira pintura a óleo e aos 10 teve seus primeiros ensinamentos artísticos com a professora Rosangela Baccarin (1984).

Estudou pintura ainda com os professores Alexandre Fausto (1985), Luiz Cláudio Morgili (1996), Luciano Regoli, na Itália (2000) e Gilberto Geraldo (2000 e 2001). Foi júri no Mapa Cultural Paulista em Matão, Jaboticabal (1998) e Bebedouro, nos Salões de Olímpia (1999) e no Salão Almeida Jr., em Piracicaba (2002). Desde 1994 ministra cursos de pintura e workshops.

Participou das seguintes exposições: Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Araraquara (1985); V Salão Jauense de Artes Plásticas (1988); "Homenagem ao Dia do Artista Plástico", Casa da Cultura de Araraquara (1989); VIII Exposição de Artes de Araraquara (1989); Salão de Belas Artes, Matão (1991); Centro Cultural de Porto Ferreira; Espaço Cultural do Tropical Shopping Araraquara, "Homenagem ao Mito", Hotel Eldorado Araraquara; Espaço Cultural Banco do Brasil de Araraquara (1995); XXXVIII Salão Ararense de Artes Plásticas (1996); Casa da Cultura de Araraquara (1997); VI Sabart em Ribeirão Preto; Off Gallery " Inverno 98, Verão 98, 99, Outono 99 Brasília 99, Primavera 2000 e Virtual 2001; Galeria Moldurarte Ribeirão Preto; II Salão de Bebedouro (1998); Galeria Cacoonins em Gramado (1998); Z&Z Galeria de Artes " Balneário Camboriú (1999); 5º Salão Vinhedense de Artes Plásticas (2000); Casa de Cultura de Araraquara (2001); 2001 Springs Art Show, Pennsylvania, EUA (2001); "Dia do Artista". Plástico", Araraquara; Salão de Belas Artes de Piracicaba; 2002 Springs Art Show, Pennsylvania, EUA; "Dias das Mães", Araraquara; Círculo Ítalo-Brasileiro, Catanduva (2002); e "Kaiser Araraquara"(2003).

Recebeu inúmeros prêmios e distinções, destacando-se entre eles: Medalha de Ouro no I Salão dos Imigrantes em São Paulo (1995); Grande Medalha de Ouro no V Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (1996); Medalha de Ouro no Salão Abril de Belas Artes de Franca; Premio Aquisição Prefeitura Municipal de Bebedouro no I Salão de Artes Bebedouro; Grande Medalha de Ouro no V Salão de Inverno de Olímpia; Grande Medalha de Ouro no II Satarp em Taquaritinga (1997); Grande Medalha de Ouro no III SVAP em Vinhedo (1997); Medalha de Ouro XLI Salão Ararense de Artes Plásticas (1998); e Pequena Medalha de Ouro no III Satarp em Taquaritinga (1998).

Possui obras em diversos acervos oficiais e particulares, entre eles o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp