Grande ABC apresenta demandas em audiência na Câmara de São Bernardo

Audiência Pública LOA 2009 em São Bernardo do Campo
25/11/2008 17:14

Compartilhar:

Câmara municipal de São Bernardo do Campo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/S BERNARDO PUBL mmy (74).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanessa Damo, Vanderlei Siraque, Alex Manente, Aparecido Paris, Bruno Covas, Mário Reali, Ana do Carmo, Orlando Morando, Donisete Braga e José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/S BERNARDO mesa diretora MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de São Bernardo do Campo foi escolhida pela Comissão de Finanças e Orçamento para sediar a audiência pública destinada a debater as demandas do Grande ABC para possível inclusão no Orçamento 2009. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 25/11, na câmara municipal, sob a presidência do deputado Bruno Covas (PSDB), com a presença dos deputados da região: Vanessa Damo (PV), Alex Manente (PPS), José Bittencourt (PDT), Orlando Morando (PSDB), Donisete Braga, Mário Reali, Vanderlei Siraque e Ana do Carmo (todos do PT). O 2º secretário da Câmara de São Bernardo, Cabrera, também fez parte da mesa.

Donisete Braga pautou como prioridade a saúde pública, a partir da criação de um hospital estadual em Mauá. Ana do Carmo também sugeriu a implantação de um hospital, em São Bernardo. A deputada ainda chamou atenção para a deficiência do saneamento na região.

Alex Manente pontuou várias demandas da região. O deputado afirmou que é preciso uma política habitacional adequada e mais atenção para o saneamento. Manente lembrou a questão das áreas de risco e da represa Billings.

Mário Reali destacou que é importante que o governo estadual interaja com a região, sobretudo quanto às obras do rodoanel que vai alterar a logística do ABC. Investimentos na infra-estrutura da represa Billings também foram indicados por ele.

A extensão da avenida do Estado (na capital) até a avenida João Papa (em Santo André), a conclusão do Complexo Caçaqüera e a transposição da Estação de Esgoto de Capuava foram propostas pelo deputado Vanderlei Siraque.

Delegacia Seccional em Mauá, investimentos no Expresso ABC e a estadualização do Hospital Nardini, de Mauá, foram as sugestões apresentadas pela deputada Vanessa Damo.

José Bittencourt falou em defesa de mais recursos para o Judiciário. Vagner Souza, presidente da União dos Servidores do Poder Judiciário do Estado, reforçou as palavras do deputado.

Também servidor público, Antônio Pádua Neto pleiteou mais dotação orçamentária para a Defensoria Pública. Já a servidora Neusa Santana Alves, do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, denunciou as inadequadas condições de trabalho e de salários nas unidades do centro e solicitou a dotação de 2,1% do Orçamento para o Paula Souza.



Lei Específica

Questões de abrangência regional foram abordadas pelo vereador de São Bernardo Antônio Carlos. Ele chamou a atenção para problemas como déficit habitacional, falta de saneamento básico e comprometimento ambiental, como o despejo de esgotos na represa Billings mediante o sistema de flotação do rio Pinheiros. Gilmar Silva, da Federação das Associações de Mutuários do Estado de São Paulo, corroborou as palavras do vereador, destacando que se faz necessária a implementação da Lei Específica da Billings. A importância do meio ambiente foi ressaltada por Toninho Betucci, do PV de Mauá.

Os pedidos para a região apresentados pelo vereador Tião Mateus, de São Bernardo, foram a aplicação de bilhete único nos transportes e um hospital de portas abertas, sem atendimento específico. Seu colega, vereador José Ferreira, reivindicou para a cidade mais pronto-socorros e acesso da Estrada do Alvarenga para a Rodovia dos Imigrantes.

A educação foi o enfoque de Ronaldo Couto, do Clube de Veteranos, e do vereador Edgar Nóbrega, de São Caetano do Sul, que pediu mais escolas técnicas, e de Misael Dantas, da Sociedade Amigos do jardim Laura, que pediu providências para a falta de segurança nas escolas e o fim das salas de aula de lata.

A próxima reunião da comissão acontece na Câmara Municipal de Bauru, a partir das 11h, na quinta-feira, 27/11.

alesp