Sessão Solene homenageia Louis Braille


29/05/2009 18:54

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/BRAILE3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dorina Nowill recebe homenagem nos 90 anos de vida e 63 anos da luta pela inclusão do deficiente visual na sociedade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Brailledorina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão (centro) preside sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/BRAILE1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação da deputada Célia Leão e com a presença do presidente da Assembleia, Barros Munhoz, ambos do PSDB, foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 29/5, sessão solene em homenagem ao bicentenário de Louis Braille, que criou o sistema de escrita e leitura para cegos.

Entre as várias autoridades e militantes que atuam no segmento de pessoas com deficiência visual, estiveram presentes a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e o secretário-adjunto, Luiz Baggio Neto; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da capital, Marcos Belizário; e o presidente do Tribunal de Contas do Município, Roberto Braguim, que integraram a mesa da sessão, além de representante da Organização Nacional de Cegos do Brasil.

Na mesma ocasião também foram festejados os 90 anos de vida e os 63 anos da luta de Dorina Nowill pela inclusão do deficiente visual na sociedade.

"Num local onde se pratica a democracia, com 94 representantes do povo paulista, todos os segmentos da população devem estar representados. Estamos aqui para satisfazer o sonho e anseio da população", discursou Célia Leão, ao abrir a sessão.



Presidente destaca trabalho de Dorina Nowill durante homenagem a Louis Braille



Em seu discurso, na abertura da sessão solene em homenagem ao bicentenário de Louis Braille, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz, destacou o trabalho realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Associação Brasileira de Assistência ao deficiente visual (Laramara), bem como o trabalho da deputada Célia Leão, cuja atividade parlamentar inclui atividades nesse segmento. Munhoz avaliou que neste país temos tudo para dar certo. "Os brasileiros só precisam reconhecer que receberam essas benesses divinas e vislumbrar a oportunidade para desfrutá-las, num mundo no qual os legisladores se esforcem para trazer benefícios a seus representados, a exemplo da atividade desenvolvida por Célia Leão", disse.

O conselheiro Roberto Braguim explicou que os fiscais do TCM estarão verificando os locais públicos, para que tenham as facilidades que possibilitam acesso a deficientes em geral, bem como preparando seus funcionários para que convivam melhor com os deficientes.

Para Marcos Belizário é importante a homenagem a Louis Braille, que desenvolveu a tecnologia que permitiu inclusão social aos cegos.

Célia Leão ainda lembrou o abnegado trabalho do diretor da biblioteca do Centro Cultural São Paulo, Ricardo Sigola, que disponibiliza a literatura aos cegos, e da coordenadora de revisão da Fundação Dorina Nowill.

Em seu discurso, Dorina Nowill ressaltou a importância que a tecnologia desenvolvida por Braille teve em sua vida, que lhe permitiu desenvolver a atividade de restituir aos cegos um papel na sociedade, o que percebeu desde seus primeiros anos na atividade de ensino.

A deputada Célia Leão encerrou a sessão homenageando algumas pessoas que simbolizam a atividade da prestação de serviços aos cegos, argumentando que, para eles, o "céu é o limite", uma vez que seu trabalho vai muito além das dificuldades enfrentadas.

alesp