Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Marcos de Oliveira: uma mensagem rica de imaginação e de significados


08/07/2010 14:02 | Cultura

Compartilhar:

Marcos de Oliveira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Marcos de oliveira(9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Menino do interior da Bahia, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/fg65274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fábula e ironia encontram-se na pintura de Marcos de Oliveira, que não pode, em absoluto, ser considerada de arte primitiva. Analisando suas obras, o artista nos faz retroagir no que é o fascínio do conto medieval, conto feito de imagens singulares e flashes de luz.

Poderíamos também falar de simbologia do século 14 revivida em termos contemporâneos, seja pela composição de suas telas quanto pela aplicação de cores fortes envolvidas por traços marcantes.

Em suas obras encontramos uma mensagem rica de imaginação e de significados bem decifráveis da história atual e passada de personagens marcantes do nordeste brasileiro. O artista as apresenta na sua essencialidade, eis porque o mistério inicial se desvenda aos olhos do observador.

As narrações de Marcos de Oliveira são valorizadas por personagens que se configuram contidos no jogo dos volumes sempre amalgamados com gosto e correção.

Na obra "Menino do interior da Bahia", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o pintor permanece fiel a suas argumentações artísticas percorrendo caminhos ensolarados de sua terra natal, observando com olhar atento fatos que marcaram momentos da vida nacional.



O artista



Marcos de Oliveira nasceu em Ibiapora no interior da Bahia, em 1980. Ainda pequeno, Oliveira descobriu o seu dom artístico para o desenho e pintura começou a desenhar aos sete anos de idade. Mais tarde, em 1997, começa a pintar em cartolina e não tardou a trabalhar com as telas. reside e trabalha em São Paulo, depois de ter passado por Goiânia, onde participou de algumas exposições, inclusive na TV Brasil Central, com uma mostra individual.

Pintor autodidata realizou inúmeras exposições coletivas e participou das seguintes mostras individuais:

Centro Conexão Cultural, Pinheiros, São Paulo; 1ª Exposição Saúde Com Arte, Taboão da Serra; Clube Paineiras do Morumbi, São Paulo; Tudo é Nordeste, Centro Empresarial de São Paulo (2006); Cores e Arte, Museu da Cerveja, Blumenau, Santa Catarina (2005); Um Passeio Pelo Nordeste, Centro Cultural Santa Catarina, São Paulo; Um Olhar Sobre o Nordeste, Conjunto Cultural da Caixa, São Paulo; O Nordeste, Mapa, Assis (2004); Nordeste Folclórico, Esporte Clube Banespa, São Paulo; O Impacto das Cores, Museu de Arte do Banespa, São Paulo; O Mundo Novo de Marcos Oliveira, Museu de Arte de Paraguaçu Paulista; Instituto de Previdência do Município, São Paulo; Osasco Plaza Shopping, Osasco; De Mundo Novo Para o Mundo, Museu de Arte Primitiva, Assis (2003); 1º Festival Cultural do Interior, Salvador, Bahia; TV Brasil Central Goiânia, Goiás (2002).

Em reconhecimento a sua participação em salões internacionais, recebeu os seguintes prêmios no ano de 2004: Revelação no Salão Internacional de Arte, Canadá Best Art Show, Ontário,Canadá; Medalha de Bronze Salão Internacional de Arte, Integration Best Art Show, Miami, Flórida, Estados Unidos; Grande Medalha de Prata no Salão Mundial de Arte "Fascinação", Lisboa, Portugal: Méncion de Honor no Grán Salón Internacional ´´Magnitud de Las Colores", Madri, Espanha; "Prix D´Honneur" na Fantastique Exposition de L"art "Exuberance de La Beauté", Paris " França.

alesp