Entre fantasias e sonhos as paisagens atmosféricas de Sonia Spadafora

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
10/05/2011 11:44

Compartilhar:

Ninfee<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/NINFEE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sonia Spadafora<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SONIASPADAFORA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sonia Spadafora não se deixa influenciar pelos modismos de nossos dias, mas segue com segurança seu caminho que é de uma pintura instintiva, franca e cordial. Suas paisagens são expressionistas com cores fortes, pinceladas e espatuladas.

Em sua pintura encontra-se descrita uma imensa vontade de viver, que é visível através da recordação de uma Calábria ardente, sua terra natal. Com muita habilidade a artista pinta uma paisagem atmosférica com, ao mesmo tempo, realidade e irrealidade de representação. Real, como impulso criativo que nos convida a meditar. Irreal, como representação pictórica.

É certo que a atmosfera é determinante na sua paisagem e se transforma em conteúdo. Podemos dizer que se trata de certo "lirismo figurativo" em chave contemporânea, de um lirismo que emana de seu mundo interior, particularmente carregado de emoções que se transforma em fato pictórico, isto é, em paisagem.

Instintiva, sua arte possui íntima emoção, imediatismo e clara intuição. O seu discurso global, ora o sintetiza numa visão nova que coloca Sonia Spadafora num nível tanto mais válido no conteúdo, quanto na forma e na expressão.

Em "Ninfee", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, através da Senhora Lívia Bucci, representante no Brasil da Bienal Internacional de Roma, a beleza natural de sua paisagem se confunde entre fantasia e sonho, onde a artista obtém o melhor de sua criação.



A artista



Sonia Spadafora nasceu em Cosenza, Calábria, Itália, em 1972. Há alguns anos vive e trabalha em Roma, onde instalou o seu atelier. Dedica-se a escrever e à pintura, tendo participado de diversas mostras e salões.

Paralelamente, em virtude de sua formação e suas experiências profissionais no campo da cooperação e das operações internacionais criou o projeto "Artefatto", onde interpreta e promove a linguagem universal da criatividade, como instrumento de edificação social, para despertar uma consciência coletiva que se enriqueça na diversidade e se abra ao diálogo inter-cultural.

Entre as exposições que participou destacam-se "Insólitas emoções",

Galeria Laboratório Emozionale, Roma; "Emoções de autor", Galeria Crispi, Roma; "O outro eu", Galeria Domos Sessoriana, Roma; "Energias Intrínsecas", Centro Internacional OAD, Roma (2007). "Tempo d"Arte", Galeria Italarte Portuense, Roma. Foi selecionada para a mostra "Giovanintercultura: Identità e Conduzione Giovanile", Palazzo Brescianelli, Via Castiglione delle Stiviere, Mantova, Itália; Bienal FreeArte 2007", Galeria Il Canovaccio, Roma e "Novas propostas", Roma (2007); 7ª Bienal Internacional de Arte de Roma, onde foi distinguida com o 1º prêmio (2008).

Organizou e foi curadora em 2007 da manifestação "Acqua, Sorgente d"Amore", evento promovido pela Artefatto: "Sinergias criativas interculturais", no Centro Internacional OAD. Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e oficiais na Itália, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp