CPI das Tevês por Assinatura recebe relatório de entidades de defesa do consumidor


14/09/2011 20:00

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José Bittencourt, presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/CPITVAssinaturaMarco1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI das Tevês por Assinatura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/CPITVAssinaturaMarco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro-Teste) enviaram para os membros da CPI das Tevês por Assinatura, reunidos nesta quarta-feira, 14/9, relatório dos principais problemas enfrentados pelos consumidores.

Depois de aprovado requerimento do deputado Alex Manente (PPS) que convida várias prestadoras de serviço de tevê e empresas de telefonia a comparecerem à comissão, o deputado José Bittencourt (PDT), presidente da CPI, colocou em votação a alteração do termo convite para convocação, justificando que a mudança tornaria obrigatório o comparecimento de representantes das empresas, o que agilizaria os trabalhos.

Os parlamentares Donisete Braga (PT), Carlão Pignatari (PSDB), Edmir Chedid (DEM) e Welson Gasparini (PSDB) aprovaram a mudança e sugeriram que as empresas, a Associação Brasileira das Tevês por Assinatura (Abta) e as entidades de defesa do consumidor sejam ouvidas a partir da próxima semana.

Entre as principais reclamações dos consumidores aos órgãos de defesa estão a falta de telefone gratuito para reclamações, a necessidade da existência, na área de prestação de serviço, de um centro que ofereça atendimento pessoal, a disponibilização dos mesmos meios de contratação para cancelamento do serviço e a falta de comunicação prévia da inclusão do nome nos cadastros de proteção ao crédito no caso de inadimplência.

alesp