Deputado planta árvores em evento ambiental


16/04/2008 22:19

Compartilhar:

Caramez planta árvores em Cubatão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CARAMEZ ARVORES A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Primeiro deputado estadual do Legislativo paulista a neutralizar as emissões de carbono produzidas pelo seu gabinete na Assembléia Legislativa, o tucano João Caramez plantou na manhã desta segunda-feira, 14/4, no Parque Municipal Cotia-Pará, em Cubatão, 96 mudas de espécies nativas de quaresmeira e manacá da Serra. Participaram da iniciativa cerca de 20 educadores de Itapevi, Barueri e Jandira e ambientalistas. O prefeito cubatense, Clermont Silveira Castor; o vice, Raimundo Valter Pinheiro; o secretário municipal de meio ambiente, coronel Eduardo Silveira Bello; Rogério Iório, presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) e o engenheiro agrônomo, Cláudio Santana, também participaram do plantio.

No próximo dia 29/4, Caramez receberá do IBDN o selo Carbono Cidadão, um certificado que atesta que o deputado contribui para o projeto de neutralização de emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), que são emitidos na natureza, gerando o efeito estufa e as mudanças climáticas inesperadas que alteram as correntes marítimas, a elevação do nível dos oceanos e provoca incêndios em áreas florestais.

O Parque Cotia-Pará de Cubatão foi escolhido pelo exemplo mundial que a cidade representa no implemento de ações ambientais para combater a agressão do homem ao meio ambiente. Nas décadas de 70 e 80, o pólo industrial de Cubatão lançava no ar, diariamente, quase mil toneladas de poluentes. O solo, os rios e manguezais que formam o ecossistema da região foram duramente afetados por essa ação e a população sofreu terrivelmente com a ocorrência excessiva de natimortos e de nascimentos de crianças anencéfalas.

No ano de 1985, através da parceria entre os poderes públicos, privados e a comunidade, foi iniciado um rígido programa de despoluição ambiental. Os resultados foram imediatos: no período de menos de dez anos, os índices das fontes poluidoras foram reduzidos em 92%. O reconhecimento por esse trabalho foi coroado durante a ECO 92, pela ONU, que outorgou o Selo Verde a Cubatão, como Cidade-Símbolo da Ecologia e Exemplo Mundial de Recuperação Ambiental. "Hoje, passados quase 15 anos deste reconhecimento, a cidade continua a dar o exemplo de preservação ambiental que deve ser seguido por todos.", conclui o deputado.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp