Entidade Agentes de Pastoral Negros comemora 25 anos


04/09/2007 16:42

Compartilhar:


No último sábado, 25/8, em uma cerimônia no Espaço Cidadania na Secretaria da Justiça, no centro de São Paulo, os Agentes de Pastoral Negros (APNs) comemoraram 25 anos de criação da entidade. O deputado Simão Pedro (PT), representando a Frente Parlamentar pela Promoção da Igualdade Racial, esteve presente ao ato que contou com a presença de integrantes de entidades e de movimentos negros.

Simão Pedro destacou a importância da entidade que "há 25 anos representa a comunidade negra, denunciando todas as formas de racismo e preconceito, ao mesmo tempo que propõe ao Estado políticas públicas e de ações afirmativas para garantir à toda a população negra do país o acesso aos direitos".

O mandato do deputado Simão Pedro realiza um importante trabalho ao lado da população negra na defesa de seus direitos e no acesso à cidadania. Esteve à frente da luta pela regularização e titulação das Comunidades Quilombolas e, em 2005, conseguiu aprovar emenda ao Orçamento estadual destinando recursos para construção de habitações nestas comunidades. O deputado, também, é co-autor do projeto de lei que obriga as universidades públicas estaduais a destinar, no mínimo, 50% das vagas a alunos da rede pública de ensino, afro-descendentes e indígenas.

Fundada em 14 de março de 1983, na cidade de São Paulo, a entidade Agentes de Pastoral Negros agrupa pessoas de diferentes comunidades de fé envolvidas em uma série de ações pastorais, políticas, sociais, sindicais e educativas. Seu objetivo é o desenvolvimento de ações para a promoção e a valorização da população negra e no combate ao racismo. Os APNs estão organizados em 19 Estados brasileiros.

spedro@al.sp.gov.br

alesp