Atibaia: cidade das flores e dos morangos

Estâncias Paulistas
04/08/2010 19:53

Compartilhar:

Morangos de Atibaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Atibaia morangos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque Edmundo Zanoni em Atibaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ATIBAIAParqueEdmundoZanoni_Miguel Schincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Atibaia flores.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Casarão Júlia Ferraz em Atibaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ATIBAIACASARAOJULIAFERRAZMiguel Schincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fundação do município de Atibaia está ligada à história da atuação dos bandeirantes, que saiam à frente de pequenas comitivas para explorar terras virgens, em busca de índios e minerais preciosos. Uma delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio onde hoje se encontra Atibaia. Jerônimo de Camargo, profundo conhecedor de toda a região, acabou por fixar-se no local e fundou uma fazenda de gado. No alto da colina construiu uma capelinha, sob a invocação de São João Batista, no dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação do município. Em 1679, a igrejinha passou a ser capela curada " isto é, a ter padre próprio " e, em 1687, recebeu a visita do padre provincial, que celebrou missa na localidade.

Camargo faleceu em Jundiaí, no princípio de 1707, mas seus descendentes deram continuidade ao trabalho nas fazendas de gado e à luta pela emancipação do vilarejo. Finalmente, por alvará de 13 de agosto de 1747, a aldeia tornou-se "freguesia", e assim nasceu o distrito de São João de Atibaia. O distrito foi elevado à categoria de vila em 27 de julho de 1769 e em pouco tempo tornou-se uma espécie de celeiro da capital paulista, graças ao grande desenvolvimento da pecuária e da cultura de cereais, em especial o trigo. Em 22 de abril de 1864 recebeu o título de município e, em 1905, o município de São João de Atibaia passou a denominar-se apenas Atibaia. Proclamada a República, iniciou-se na cidade uma fase de grande desenvolvimento, com enormes melhorias: instalação de rede de águas, esgoto e luz elétrica, a criação da primeira indústria têxtil, o alargamento das ruas, e o ajardinamento das praças.

A Estância Climática de Atibaia está localizada a 65 km da capital, no cruzamento das rodovias Fernão Dias e D. Pedro 1º. Possuindo uma população de 126 mil habitantes em uma área de 490 km², o município está localizado na região Bragantina, em área de preservação ambiental, possuindo um dos melhores climas do mundo, segundo avaliação da Unesco.

Famosa pela produção de morangos e flores e pela confecção de tapetes em arraiolo, além da hospitalidade dos seus moradores, a cidade é um dos mais belos pontos turísticos da Mantiqueira. Para quem está em busca de aventuras, o município tem muito a oferecer as altas montanhas, que são constantemente procuradas para prática de vôo livre. A mais procurada é o monte Pedra Grande, com 1.450 m de altitude e uma grande superfície. Também são praticadas outras atividades ao ar livre, como escalada, trekking, motocross, mountain bike e escaladas em rochas.



Pontos turísticos



O parque Edmundo Zanoni é o antigo clube de campo de Atibaia. Abriga um salão, o Museu de História Natural, um pavilhão de exposições, playground e lanchonete, em uma área de 38 mil km². Tudo isso em meio a extensos gramados, bosques e um lago com patos e gansos.

A história da igreja matriz de São João Batista se confunde com a história da cidade. Da data de sua construção, em 1665 por Jerônimo de Camargo, até os dias atuais, a construção sofreu várias reformas. Em 2003 a igreja foi interditada devido a riscos de desabamento. Foi tomada no mesmo ano, após autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Em 2004 foi iniciada a restauração da igreja, que, dentre os tesouros que abriga, destacam-se as imagens barrocas e um grandioso painel pintado por Benedito Calixto.

O Santário de Schoenstatt é considerado um local sagrado, centro de orações e peregrinação. Fundado em 1972 pela comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt, é uma reprodução fiel da construção existente na cidade do mesmo nome localizada na Alemanha.

O Monumento da Paz Mundial simboliza os esforços realizados pela convivência harmoniosa entre as nações. Foi construída e doada por membros e amigos da associação Shuyodan Hoseikai. O Museu Ferroviário, fundado em 1988, é uma das principais atrações da cidade, sendo uma autêntica estrada de ferro do século 19. Há ainda diversos pontos de interesse ao visitante, como a represa da Usina, o parque das Águas, a grota Funda e o Museu Municipal.

A Festa de Flores e Morangos é uma atração à parte, expondo a beleza e variedade das flores e frutas locais com grande criatividade e ousadia nas belíssimas decorações do Pavilhão de Exposições " uma área de mais de mil metros quadrados, toda decorada com esculturas, ambientes e até miniaturas de povoados construídos com flores, cujo destaque são os morangos e as orquídeas de Atibaia. O evento oferece programação variada, com apresentações internacionais de dança, teatro, música, brincadeiras e projetos educacionais. A festa acontece sempre no mês de setembro, marcado pelo início da primavera, estação da fertilidade e do florescimento.

alesp