Programa de coleta de garrafas


08/06/2011 12:32

Compartilhar:

Natureza demora séculos para decompor garrafas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/GILARANTESMEIOAMBIENTEx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gil Arantes (DEM) apresentou uma proposta ao governador Geraldo Alckmin, por meio de indicação legislativa, para que São Paulo estabeleça um programa de recolhimento de garrafas, evitando a poluição crescente proporcionada por este tipo de material.

Ele analisou profundamente o tema respaldado na lei que criou em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Arantes avalia que o descarte de vasilhames vive uma situação dramática. A variedade de embalagens é enorme e algumas, como "long neck", estimulam o consumo individual, com rápido descarte do produto. A "long neck" foi banida de algumas cidades paranaenses e a Assembleia Legislativa do Paraná estuda agora ampliar a medida para todo o Estado. "Por que razão proibir a comercialização de um tipo de embalagem e não de outro? Por que o vidro e não o plástico? Dentre as embalagens de vidro, por que a garrafa "long neck" e não a de cachaça, uísque ou vinho?", questiona Gil.

O deputado decidiu indicar ao governador paulista a criação de um programa que estimule a reciclagem em âmbito estadual e crê que "de nada adianta uma legislação moderna sem a correspondente ação governamental".(da)



garantes@al.sp.gov.br

alesp