Assembléia debate leis específicas dos mananciais da Guarapiranga e Billings
23/06/2008 20:13

A aplicação da Lei nº 12.133, de janeiro de 2006, da represa de Guarapiranga, e discussão a respeito da minuta da lei específica da Billings foram os temas abordados em seminário nesta segunda-feira, 23/6. O coordenador do evento, deputado Enio Tatto (PT), lembrou os amplos debates que precederam a lei da Guarapiranga, que foi sancionada há dois anos, mas disse que "se percebe a frustração da população sobre sua aplicabilidade".
Mário Reali (PT), falou do processo de implantação da lei da Guarapiranga e do compromisso não cumprido do secretário do Meio Ambiente de enviar à Alesp, até o final de maio, a lei da Billings. Ana do Carmo (PT) disse da necessidade de se "dar um basta" na degradação das represas e Adriano Diogo (PT) preocupou-se com o processo de flotação do rio Pinheiros, cujas águas podem ser bombeadas para a Billings.
Donisete Braga (PT) referiu-se ao Programa dos Mananciais, que conta com financiamento do Bird de R$ 129 milhões. Valdir Ferreira, da subprefeitura da Capela do Socorro, capital, comentou a entrega, neste domingo, 22/6, de títulos de regularização de terras e defendeu rigor no cumprimento da lei, já que a norma anterior, de 1976, foi desrespeitada.
Representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fernanda Bandeira de Mello informou que a minuta da lei específica da Billings, após análise da secretaria e do Consema, já está na Casa Civil, e logo será enviada à Alesp. Ela destacou alguns pontos da minuta, dentre eles o aumento da área a ser preservada e compensação financeira para os municípios com áreas de preservação.
Maria Emília Botelho, do Comitê do Alto Tietê, Silmara Delfino, do Subcomitê da Billings/Tamanduateí e Anselmo José de Almeida, representante do subcomitê de Cotia/Guarapiranga, falaram das discussões para a formação das leis específicas. Eduardo Raccioppi, vice-presidente do Comitê Billings, considerou que as leis pretendem anistiar a omissão do Poder Público, que gerou passivos ambiental e de recursos hídricos, que são também um passivo social, pois a população pobre foi empurrada para as áreas de mananciais por falta de uma política de moradias.
Marussia Whately, do Instituto Socioambiental (ISA) " que acompanha as questões relativas aos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo " fez críticas à aplicação da lei da Guarapiranga, apresentou resumo de análise sobre a situação da Billings e a minuta de sua lei específica. O equivalente a 20 anos de ocupação, representando 16% da área da Billings, será desmatado com a construção do trecho sul do Rodoanel, denunciou Marussia, lembrando que não está aí considerado o impacto que a especulação imobiliária fará na área.
A disponibilidade de água de São Paulo já está atingindo um ponto crítico, dada a perda contínua do potencial de produção, afirmou o urbanista e professor Renato Tagnin, que apresentou uma análise técnica da minuta da lei da Billings. Ele também falou sobre a segurança da água potável, que está cada vez mais contaminada por produtos químicos, e do stress hídrico mundial previsto para 2015, que também atingirá o Brasil. Tagnin defendeu, por exemplo, a proibição de habitação urbana nas áreas de mananciais e a cobrança pelo uso da água.
Ao final das apresentações, foi aberto debate entre os expositores e técnicos de secretarias de Estado, representantes de prefeituras do ABC, da Eletropaulo, Sabesp, CDHU, Emplasa e de entidades de moradores e ONGs presentes.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações