Assembléia homenageia 30 anos da Comissão Pastoral da Terra


15/04/2005 19:15

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/30ANOSCPT3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do Ato Solene em homenagem aos 30 anos da CPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/30ANOSCPT1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene organizado pelos deputados Renato Simões (2º dir) e Simão Pedro (1º dir) homenageou os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/30ANOSCPT2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene organizado pelos deputados Simão Pedro e Renato Simões (PT) homenageou, nesta sexta-feira, 15/4, na Assembléia Legislativa, os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Além de representantes da CPT, participaram da solenidade diversas entidades ligadas à questão agrária, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), coordenadores de assentamentos e grupos de sem-terra, além de diversos assentados.

Um dos principais objetivos do evento foi ressaltar o 17 de abril, instituído como Dia Internacional da Luta Camponesa. Nesta data, em 1996, 21 trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados em Eldorado dos Carajás (PA).

O deputado Simão Pedro salientou a constante solidariedade da Igreja com as lutas camponesas, destacando a CPT pela contribuição à democracia no Brasil nas denúncias de violência no campo. "A CPT não deixa passar um crime sem que seja denunciado, transformando-o num grito pela reforma agrária, pela paz e pela justiça no campo", afirmou.

Um pouco da história da CPT foi relatada pelo Padre Naves, um dos coordenadores da entidade. Segundo ele, em 1973 houve uma reunião de bispos, padres e leigos com o objetivo de criar uma organização que pudesse ajudar os trabalhadores do campo. "A partir de três verbos " articular, assessorar e dinamizar " nasceu a CPT, cujo método de trabalho eram as comissões", Naves comentou.

Compareceram ao evento o deputado estadual Adriano Diogo (PT), o deputado federal Luis Eduardo Greenhalgh (PT), o bispo de Assis Dom Maurício Gracco de Camargo, a Irmã Alberta Girardi, coordenadora da CPT, entre outros militantes da luta pela terra no Brasil.

alesp