Reflexos da terceirização do trabalho sobre o mercado


11/04/2008 19:13

Compartilhar:

Audiência pública discute os reflexos da terceirização sobre o mercado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/AUD PUBL REL TRAB MESA mmy (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 11/4, Hamiton Pereira (PT) presidiu audiência pública, solicitada pelo Conselho Sindical de Sorocaba, para discutir os reflexos da terceirização sobre o mercado, debate cujo objetivo é a produção de um relatório para regulamentar as políticas de terceirização.

A principal questão discutida foi a precarização do trabalho por causa desse procedimento. Além da desqualificação dos empregados, há contratações ilegais (trabalhador sem carteira assinada) e redução de salários e benefícios. Para o subdelegado Regional do Trabalho de Sorocaba, Vitório José Cattai, os trabalhadores precisam ser conscientizados das conseqüências da terceirização e isso pode ser feito quando a empresa não é capacitada para realizar tal serviço. Cattai relatou que uma empresa terceirizou o serviço de manutenção e o funcionário morreu por falta de qualificação. Segundo ele, quando a empresa não contratava pessoas de fora para fazer serviços esporádicos, não havia acidentes.

"Nós não podemos permitir que penalizem aqueles que representam a solução", disse Olímpio Gomes (PV), que também esteve presente na audiência. O representante do Ministério Público, João Batista, também concordou com os outros participantes e declarou que "há precarização dos postos de trabalho com a terceirização", o que, para ele, é inaceitável.

alesp